-
Fundamentos ontológicos e epistemológicos da aprendizagem on-line
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo caracteriza-se como um ensaio teórico sobre os fundamentos ontológicos e epistemológicos da aprendizagem em ambientes virtuais, com vistas à proposição de uma aprendizagem on-line que seja significativa aos sujeitos sociais inseridos nos processos formativos da contemporaneidade. Nesse movimento, o texto advoga em favor de uma abordagem de aprendizagem que se ampara no intertexto, na polifonia, na busca de entendimento mútuo e na consideração das circunstâncias sociais e históricas dos sujeitos sociais em formação. Busca-se evidenciar, nos fundamentos ontológicos, a perspectiva dialógica, como premissa de uma aprendizagem on-line amparada nas características acima apontadas. Para tanto, o texto propõe-se a apresentar a premissa dialógica em um caráter transversal, cotejando, na perspectiva ontológica, como o conceito de dialogia é abordado por Bakhtin, Habermas e Freire. No que diz respeito aos fundamentos epistemológicos, o presente ensaio sinaliza a fecundidade do princípio dialógico da teoria da complexidade de Morin e da perspectiva interacionista presente na abordagem histórico-cultural de Vygotstky e na epistemologia genética construtivista de Piaget. O intento é que a reflexão sobre os fundamentos ontológicos e epistemológicos da aprendizagem em ambientes virtuais possa contribuir para a efetivação de uma aprendizagem on-line que se coaduna com os princípios e pressupostos da educação de qualidade social.
Palavras-chave: Educação. Aprendizagem on-line. Fundamentos ontológicos. Fundamentos Epistemológicos.
Abstract
The present article is characterized as a theoretical essay on the ontological and epistemological foundations of learning in virtual environments, in order to propose an online learning that is meaningful to the social subjects inserted in the formative processes of contemporaneity. In this movement, the text advocates a learning approach that relies on intertexts, polyphony, the search for mutual understanding and consideration of the social and historical circumstances of the social subjects in formation. In the ontological foundations, the aim is to demonstrate the dialogical perspective, as a premise of an online learning based on the characteristics mentioned above. To do so, the text proposes to present the dialogical premise in a transversal character, comparing, in the ontological perspective, how the concept of dialogism is approached by Bakhtin, Habermas and Freire. As far as epistemological foundations are concerned, this essay signals the fertility of the dialogical principle of Morin's complexity theory and of the interactionist perspective presented in Vygotstky's historical-cultural approach and Piaget's constructivist genetic epistemology. The intention is that the reflection on the ontological and epistemological foundations of learning in virtual environments can contribute to the effectiveness of an online learning that is in line with the principles and presuppositions of social quality education.
Keywords: Education. Online learning. Ontological foundations. Epistemological Foundations.
ISSN
2238-1279
Autor
Lucila Pesce; Universidade Federal de São Paulo | Ana Maria Di Grado Hessel; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Data
24 de abril de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 43 (2019); 11-29
Tipo
Avaliado por Pares