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FUTURE MANAGER’S PERCEPTIONS ON ORGANIZATIONAL ETHICS||PERCEPÇÕES DE FUTUROS ADMINISTRADORES SOBRE ÉTICA ORGANIZACIONAL
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Metadados
Descrição
This study aims at comprehending how the undergraduation course of Business Administration at a state university in the State of Paraná influences the perception of students about the meaning and importance given to organizational ethics. After having conducted a bibliographical research about three large areas - organizational ethics, moral legitimacy of organizations and the space filled by ethics in the Business Adminstration education across the country - perceptions on the theme were raised along with 168 students from the Business Administration course of the university, being 91 from the first grade and 77 from the fifth grade, by means of the application of questionnaires with open and closed questions, in November of 2017. The data was quantitatively analysed through statistical-descriptive analysis and qualitatively through content analysis (BARDIN, 1977). The results indicated that, despite of 95% of the fifth grade students claim to have had contact with the subject along the course, they do not demonstrate a significantly higher knowledge about the concepts related to organizational ethics when compared to those in the first grade.||O presente estudo busca compreender como a formação no curso de graduação em Administração de uma universidade estadual paranaense influencia a percepção de alunos quanto ao significado e à importância conferida à ética organizacional. Após um levantamento bibliográfico acerca de três grandes áreas temáticas - ética organizacional, legitimidade moral das organizações e o espaço ocupado pela ética no ensino da Administração no país - foram levantadas as percepções acerca do tema juntamente a 168 alunos do curso de Administração da universidade, sendo 91 do primeiro ano (ingressantes) e 77 do quinto ano (concluintes), por meio da aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, no mês de novembro de 2017. Os dados foram analisados de maneira quantitativa por meio de análise estatística descritiva e qualitativa por meio de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados indicaram que, apesar de 95% dos alunos do quinto ano afirmarem que tiveram contato com o tema ao longo do curso, os concluintes não demostraram um conhecimento significativamente maior acerca dos conceitos relacionados à ética organizacional em comparação com os ingressantes.
ISSN
1518-1243
Periódico
Autor
Testi , Lucas Israel Oliveira | Dadamo, João Vitor de Souza | Amarante, Juliana Marangoni | Crubellate, João Marcelo
Data
29 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/8256 | 10.17765/1518-1243.2020v22n1p39-52
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Iniciação Científica Cesumar
Fonte
Iniciação Científica Cesumar; Vol 22 No 1 (2020): Temática: Ciências Contábeis, Economia e Gestão (de empresas, gestão do conhecimento, gestão da educação); 39-52 | Iniciação Científica Cesumar; Vol. 22 Núm. 1 (2020): Temática: Ciências Contábeis, Economia e Gestão (de empresas, gestão do conhecimento, gestão da educação); 39-52 | Iniciação Científica Cesumar; v. 22 n. 1 (2020): Temática: Ciências Contábeis, Economia e Gestão (de empresas, gestão do conhecimento, gestão da educação); 39-52 | 2176-9192 | 1518-1243
Assuntos
Organizational ethics | Students | Undergraduate degree in business administration | Estudantes | Ética Organizacional | Graduação em Administração | Gestão | Ensino de Administração
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por Pares | texto