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Gabinetes de Curiosidade: um lugar de espanto e maravilhamento diante do mundo das coisas
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Metadados
Descrição
A escrita deste artigo objetiva apresentar um estudo bibliográfico e documental sobre a experiência de pensar a arte através dos gabinetes de curiosidades que repercutem no renascentismo por serem destinados a receber os objetos e os saberes colecionados durante o período das grandes navegações. O maravilhamento impressiona e justifica a inclusão desta experiência histórica, bem como, o modo todo-próprio como era compreendido, admirado e catalogado o mundo. Apostar nesta metodologia renascentista pode fornecer elementos discursivos e estéticos que contribuam para um outro modo de pensar a arte. Partimos do pressuposto de que a formação do sujeito se torna muito mais atraente, dinâmica e profunda se ela estiver acompanhada da curiosidade, do maravilhar-se e do espanto. Aquele que estabelece laços sociais fazendo uso de expressões artísticas é capaz de se situar, interpretar e produzir signos junto ao mundo e ao tempo em que vive. Maravilhar-se com a arte, portanto, significa operar nas tramas cognitivas do sujeito que pode conhecer e ressignificar para si aquilo que outros seres humanos produziram antes dele, diante da existência, deixando para gerações vindouras vestígios do seu modo de pensar e ser.
ISSN
2358-0437
Periódico
Autor
Corá, Janaina; Atua como professora de Artes da rede pública estadual de educação do Estado de Santa Catarina desde o ano de 1998 e na Escola de Educação Básica Bom Pastor, no município de Chapecó -Santa Catarina, desde 1999. 0000-0001-9108-0496 | Battestin, Cláudia; Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com período de Doutoramento na Universitat Jaume I - Espanha. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Filosofia pela Universidade Comunitária da região de Chapecó (Unochapecó). Integrante do Grupo de pesquisa,SULEAR:Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina (Unochapecó). Faz parte da Red Internacional do Conhecimento da Universidade de Santiago do Chile.(USACH) e da Red Interuniversitaria Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina (RED ESIAL) da UNTREF de Buenos Aires.
Data
25 de maio de 2021
Formato
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Fonte
International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium; v. 8, n. 1 (2021); 009-029 | Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium; v. 8, n. 1 (2021); 009-029 | 2358-0437
Assuntos
História da arte; educação; Interdicciplinar em arte | Gabinete de Curiosidades; Câmera de maravilhas; Arte; Sentidos.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares | Pesquisa histórica; Revisão de literatura