Descrição
Este artigo aborda a perspectiva atual da educação no cenário globalizado, informatizado e tecnológico. Tem como objetivo analisar o trabalho com os gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa bibliográfica buscando, nas acepções de Bakhtin (2006), Buzato (2007), Lévy (2004), Marcuschi (2008), entre outros, compreender como o uso das TDIC auxiliam nos processos de construção do conhecimento. Percebeu-se que a escola não pode mais prescindir das novas tecnologias no contexto educativo. Contudo, o uso apenas instrumental dos recursos tecnológicos não garante a transformação pedagógica desejada. Concluiu-se que o trabalho com os gêneros textuais digitais (chat, fanfiction, blog, E-Fórum e e-mail a serviço das práticas de leitura e escrita) aprofunda os conhecimentos dos educandos para o letramento digital, sendo imprescindível que os alunos façam uso crítico dessa linguagem enquanto leitores inseridos em um mundo globalizado.Palavras-chave: TDIC. Letramento Digital. Sequência didática. Gêneros digitais.