Descrição
Este artigo descreve uma experiência de educação pela pesquisa implementada no CEFETRN. Fundamenta-se em Demo (2000), para quem ensinar através da pesquisa é ensinar um posicionamento reflexivo, crítico, reconstrutivo e inovador; e em Echeverría (2002), que defende que ensinar por meio da pesquisa é ensinar em valores científicos. Propôs-se à turma a preparação de um artigo. Para sua consecução, a classe foi dividida em grupos. Cada um selecionou um gênero textual encontrado na Internet. Foram distribuídos dois
roteiros, realizaram-se encontros em sala para discussão do progresso das pesquisas, cujo resultado foi apresentado em forma de seminário aberto à comunidade. O processo não foi
isento de dificuldades, mas os pontos positivos prevaleceram: a integração dos conteúdos da disciplina em uma atividade prática, a construção de conhecimento novo resultante de
análise e reflexão; e a reflexão sobre fenômenos cotidianos, para provocar o estranhamento e conseqüente ad-miração daquilo que já se tornou habitual.
Palavras-chave: educação, pesquisa, valores científicos, gêneros textuais.