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Gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa a surdos: propostas para uma educação bilíngue||Textual genres in Portuguese language teaching to deaf: Proposals for a bilingual education
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Metadados
Descrição
Resumo: O reconhecimento da língua de sinais como língua natural do surdo através da lei nº 10.436/02 mudou completamente a realidade dos surdos no Brasil. A partir da legitimidade da Língua Brasileira de Sinais (doravante Libras) o surdo passou a garantir outros direitos, como o ingresso no ensino regular. Desde então, professores e alunos buscam um ensino de LB de qualidade e que atenda ouvintes e surdos em um mesmo contexto escolar, disponibilizando a todos um ensino que não esteja dissociado da realidade, mas que permita a apropriação de múltiplos aspectos no uso diário da língua. Faz-se necessário formar sujeitos capazes de refletir sobre a lingua(gem), sabendo que o uso da mesma se efetiva nas relações sociais, em contextos reais, por isso a necessidade de trazer para a sala de aula discussões acerca dos gêneros textuais. Propõe-se, desse modo, uma educação bilíngue que permita ao aluno surdo inserido no contexto ouvinte, o acesso a uma formação íntegra no que diz respeito à língua e um ensino que não fique restrito às normas gramaticais, mas que o capacite para o exercício pleno de sua segunda língua. Logo, este artigo tem como objetivo, propor diferentes formas de usos dos gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa aos surdos.||The recognition of sign language as the natural language of the deaf by Law nº 10.436/02 completely changed the reality of the deaf in Brazil. From the legitimacy of the Brazilian Sign Language (Libras) the deaf were able to secure other rights, such as access into basic education. Since then, teachers and students seek a quality education that meets Portuguese deaf and hearing in the same school context, providing everyone a teaching that is not disconnected from the reality, but that allows the appropriation of multiple aspects in everyday language. It is necessary to train individuals capability of reflecting about the language, knowing that the use of it is effective in social relationships, in real contexts, so that is why the classroom discussions of genres are needed to be brought to the classroom. It is proposed, therefore, a bilingual education that allows to the student placed in a listener context the access to a full training with regard to language and an education that is not restricted to grammatical rules, but enable the deaf full exercise of their second language. Therefore, this article aims to propose different forms of uses of genres in teaching Portuguese language to the deaf.
ISSN
2316-6169
Autor
Neves, Bruna Crescêncio
Data
28 de abril de 2014
Formato
Idioma
Relação
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Fonte
ArReDia; v. 2, n. 3 (2013); 20-35 | 2316-6169
Assuntos
Gêneros textuais. Surdos. Língua Portuguesa. | Text Genre. Deaf. Portuguese Brazilian.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion