-
“Gente humilde”: a theme, two songs||”Gente humilde”: un tema, dos canciones||”Gente Humilde”: um tema, duas canções
- Voltar
Metadados
Descrição
In this paper, two versions of the lyrics written between 1950 and 1970 for “Gente Humilde”, originally composed by Garoto for guitar, are analyzed. The first one, written by an unknown songwriter, is a third-person narrative that seeks to represent a socio-geographical environment inhabited by economically disadvantaged groups, reflecting an imaginary for which this environment is constituted as reserve of “purity” and “happiness”. In the second version, than signed by Vinicius de Moraes and Chico Buarque, it is possible to hear a moment of self-reflection of a sensitized individual to the precarious social conditions of existence of the “humble”, oscillating, however, between a more consequent political point of view and by the attempt to return to a communal living. The condition of poverty turns out to be naturalized both in the first version, narrated by a kind of “social voice”, and the individuality expressed in the lyrics of Vinicius andChico, which points to the crisis of self-image guided by the ideal of “people” and “nation” as “totality”. In this paper, we intend to demonstrate how this naturalization can be identified from a formal analysis of the works that emphasize the ambivalences and contradictions inscribed in their structures.||En este estudio se analizan dos versiones de “Gente humilde” (Garoto), obra originalmente compuesta para guitarra que recibió, entre 1950 y 1970, dos interpretaciones en forma de canción. La primera, de autoría desconocida, es una narrativa en tercera persona que busca representar un espacio socio-geográfico habitado por colectivos económicamente desfavorecidos, traduciendo un imaginario por el cual este espacio se constituye como reserva de “pureza” y “felicidad”. En la segunda versión, firmada por Vinicius de Moraes y Chico Buarque, hay un momento de autorreflexión de un individuo sensibilizado por la precariedad de las condiciones sociales de existencia de los más “humildes”, oscilando, sin embargo, entre una postura más consecuente desde el punto. desde un punto de vista político y otro marcado por el intento de volver a una forma de vida comunitaria. Tanto en la primera versión, narrada por una especie de “voz social”, como en la segunda, que apunta a la crisis de una autoimagen guiada por el ideal de “pueblo” y “nación” como “totalidad”, parece que la condición de la pobreza acaba por naturalizarse. En este artículo intentaremos demostrar cómo se puede identificar esta naturalización a partir de un análisis formal de las obras que enfatiza la ambiva.||Neste estudo, são analisadas duas versões de “Gente humilde” (Garoto), obra originalmente composta para violão que recebeu, entre 1950 e 1970, duas interpretações na forma de canção. A primeira, de autoria desconhecida, é uma narrativa em terceira pessoa que busca representar um espaço sócio-geográfico habitado pelos grupos menos favorecidos economicamente, traduzindo um imaginário para o qual esse espaço se constitui enquanto reserva de “pureza” e “felicidade”. Já na segunda versão, assinada por Vinicius de Moraes e Chico Buarque, ouve-se um momento de autorreflexão de um individuo sensibilizado com a precariedade das condições sociais de existência dos mais “humildes”, oscilando, contudo, entre uma postura mais consequente do ponto de vista político e outra marcada pela tentativa de retorno a um modo de vida comunitário. Tanto na primeira versão, narrada por uma espécie de “voz social”, quanto na segunda, que aponta para a crise de uma autoimagem orientada pelo ideal de “povo” e “nação” enquanto “totalidade”, constata-se que a condição de pobreza acaba por ser naturalizada. Neste artigo, procurar-se-á demonstrar como essa naturalização pode ser identificada a partir de uma análise formal das obras que enfatize as ambivalências e contradições inscritas em suas estruturas.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; 1950-1970 | Brasil; 1950-1970 | Brasil; 1950-1970
Autor
Vicente, Rodrigo Aparecido
Data
22 de abril de 2014
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12939 | 10.20396/muspop.v2i2.12939
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2014 Rodrigo Aparecido Vicente
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 2 No. 2 (2014); 37-66 | Música Popular em Revista; Vol. 2 Núm. 2 (2014); 37-66 | Música Popular em Revista; v. 2 n. 2 (2014); 37-66 | 2316-7858
Assuntos
Canción popular brasileña | 1950 y 1960 | Gente humilde | Condición de pobreza | Brazilian popular music | 1950s and 1960s | Gente humilde | Poverty condition | Canção popular brasileira | Décadas de 1950 e 1960 | Gente humilde | Condição de pobreza
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares | Texto | Text | Texto