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Gestão educacional nas DCN-Pedagogia: um estudo do contexto de influência
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Metadados
Descrição
Neste artigo analisamos os debates que precederam a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. Utilizando o contexto de influência da abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores, estudamos: as concepções de gestão escolar presentes durante os debates informais e formais dessas diretrizes, quais grupos de interesse participaram/influenciaram nas discussões e quais as implicações da formação polivalente estabelecida nessas diretrizes. Para a produção das fontes, trabalhamos com revisão bibliográfica e com narrativas de formação de seis professores que vivenciaram o período de debates e elaboração das diretrizes do curso de Pedagogia; como metodologia utilizamos a análise de conteúdo. Concluímos que a gestão expressa nas DCN-Pedagogia aproxima-se de uma concepção multidimensional articulada à gestão democrática, tendo no conceito de docência ampliada a indicação de uma formação polivalente. Mas também estão presentes nesse documento as fortes intervenções dos privatistas marcadas pela ideologia de competência para o mercado de trabalho, expressas nas aptidões que o egresso do curso deverá ter. O curso forma basicamente para a docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, sendo a gestão e a pesquisa abordadas de forma insuficiente nas Diretrizes.
Palavras-chave: Contexto de influência. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. Docência. Gestão.
ISSN
2238-1279
Autor
Simone Chaves Dias; Universidade Estácio de Sá | Wania Gonzalez; PPGE UNESA | Inês Bragança; Universidade Estadual de Campinas
Data
12 de dezembro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 46 (2019); 300-324
Tipo
Avaliado por Pares