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GESTÃO ESCOLAR E PENSAMENTO COMPLEXO: UM REFERENCIAL INOVADOR PARA O SUCESSO NA EDUCAÇÃO
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Metadados
Descrição
Neste artigo pretende-se responder a questões atuais ainda não abordadas no âmbito da gestão escolar, no Brasil: qual a influência de um referencial de gestão sobre os processos de mudança em uma escola? Ao constatar os resultados de uma prática de gestão escolar bem sucedida é possível verificar a contribuição de elementos inerentes ao pensamento complexo, mesmo operando de forma inconsciente? Em quais aspectos ou dimensões da prática de gestão, na escola pesquisada, percebe-se a inserção do paradigma da complexidade? Tem-se por objetivo interligar duas vertentes de abordagem da gestão educacional, levantando indagações acerca da potencialidade da via do pensamento complexo na ação do gestor escolar do ensino público. Assim, uma das vertentes é analisada à luz do paradigma vigente, a outra, à luz do paradigma da complexidade. Tomando por base a análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), coletado dos diversos segmentos institucionais, o estudo apresenta elementos que remetem o sucesso da escola ao projeto de gestão que adota e ao papel preponderante do gestor na mobilização dos segmentos para a efetiva participação. A análise situa-se no contexto dos operadores cognitivos do Pensamento Complexo e os resultados observados sinalizam a participação e o diálogo como atitudes que, de forma expressiva, são praticadas no projeto de gestão escolar e, por sua vez, acoplam importantes dimensões inerentes aos pressupostos da complexidade.
ISSN
2238-4979
Autor
Machado, Magali de Fátima Evangelista; Secretaria da Educação do Distrito Federal | Ribeiro, Olzeni Leite Costa | Brito, Renato de Oliveira
Data
16 de fevereiro de 2012
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 12, n. 1 (2011): Plures-Humanidades
Assuntos
Educação | Gestão educacional; sucesso escolar; pensamento complexo