-
Good management improves school performance, but what do we know about the effect of management complexity in this relationship?||Una buena gestión mejora el rendimiento escolar, pero ¿qué sabemos sobre el efecto de la complejidad de la gestión en esta relación?||Uma boa gestão melhora o desempenho da escola, mas o que sabemos acerca do efeito da complexidade da gestão nessa relação?
- Voltar
Metadados
Descrição
This article evaluates the relationship between school management and performance in the Prova Brasil-2015 of Mathematics of the 9th grade and the moderating role of the complexity of school management in this relation. The modeling of structural equations – technique Partial Least Squares Path Modeling (PLS-PM) was used for developing an exploratory hierarchical model. The sample consisted of 182 schools of the public education network of Espírito Santo. Data were collected from the database of Saeb. The results showed a direct positive impact of school management on students’ performance; previous studies pointed to an indirect relationship. The complexity of management acts as a moderator of this relationship, with a negative impact. Then, the higher the level of complexity of school management, the more impactful the school management in performance. Thus, this study reinforces the importance of the school director and inquiries into how to reduce the complexity of school management and/or improve the director’s performance.||El artículo evalúa la relación entre la Gestión Escolar y el rendimiento en el Examen de Matemáticas para Estudiantes de 9º Grado Brasil-2015 y el papel moderador de la complejidad de la Gestión Escolar en esta relación. Para el desarrollo del modelo jerárquico exploratorio se utilizó el modelo de ecuación estructural, técnica Partial Least Squares Path Modeling (PLS-PM). La muestra consistió en 182 escuelas de la red de enseñanza pública de Espírito Santo. Los datos fueron recolectados de la base de datos del Saeb. Hubo un impacto positivo directo de la gestión escolar en el rendimiento, cuyos estudios previos apuntan a una relación indirecta. Asimismo, la complejidad de la Gestión Escolar actúa como moderador de esta relación, con un impacto negativo. Por lo tanto, cuanto mayor sea el nivel de complejidad de la Gestión Escolar, más impacto tendrá la Gestión Escolar en el rendimiento. Por lo tanto, este estudio refuerza la importancia del Director escolar y plantea preguntas sobre cómo reducir la complejidad de la Gestión Escolar y/o mejorar el rendimiento del Director.||O artigo avalia a relação entre Gestão Escolar e desempenho na Prova Brasil-2015 de Matemática dos estudantes do 9º ano e o papel moderador da complexidade da Gestão Escolar nessa relação. Para o desenvolvimento do modelo hierárquico exploratório foi utilizada modelagem de equações estruturais, técnica Partial Least Squares Path Modeling (PLS-PM). A amostra foi composta por 182 escolas da rede de ensino público do Espírito Santo. Os dados foram coletados dos microdados do Saeb. Evidenciou-se impacto positivo direto da Gestão Escolar no desempenho, cujos estudos anteriores apontam para uma relação indireta. Igualmente, a complexidade da Gestão Escolar atua como um moderador dessa relação, com impacto negativo. Dessa forma, quanto maior o nível de complexidade da Gestão Escolar, mais impactante será a Gestão Escolar no desempenho. Assim, este estudo reforça a importância do Diretor Escolar e traz questionamentos sobre como reduzir a complexidade da Gestão Escolar e/ou melhorar o desempenho do Diretor.
ISSN
1809-4465
Abrangência
A amostra foi composta por 182 escolas da rede de ensino pAºblico do EspArito Santo.
Autor
Gobbi, Beatriz Christo | Lacruz, Adonai José | Américo, Bruno Luiz | Filho, Hélio Zanquetto
Data
5 de fevereiro de 2020
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1786 | 10.1590/s0104-40362019002701786
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 28, n. 106 (2020): Revista Ensaio Jan./Mar.; 198-220 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
School Management; School Effectiveness; Prova Brasil; Modeling of Structural Equations | Gestión escolar; Eficacia escolar; Examen Brasil; Modelaje de ecuaciones estructurales | administração; gestão escolar | Gestão Escolar; Eficácia Escolar; Prova Brasil; Modelagem de Equações Estruturais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion