Descrição
O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção de pais e educadores sobre as habilidades funcionais e nível de independencia de crianças frequentadoras de creche, bem como a influência da condição socioeconômica nesta percepção. Pais e dois educadores de 31 crianças foram entrevistados uma única vez, respondendo às partes I e II da Avaliação de Disfunção Pediátrica (PEDI). Aqueles também responderam ao Critério ABIPEME, para classificação socioeconômica. Houve reprodutibilidade satisfatória entre a percepção de pais e educadores (CCI = 0,60 a 0,69), e excelente entre os educadores (CCI= 0,96) para o escore total do PEDI, mais evidente para as crianças mais novas. No agrupamento IA, crianças mais novas, os pais tenderam a superestimar as habilidades funcionais das crianças (p<0,05). No agrupamento IIB, crianças mais velhas e independentes, houve diferença entre as educadoras para as partes I e II (p<0,05) do PEDI. Não houve correlação entre condição socioeconômica e percepção dos pais (r=0,12). Há diferença entre a percepção de pais e educadores de crianças frequentadoras de creche. O número de faltas de uma educadora e o pouco tempo que os pais passam com seus filhos parecem influenciar negativamente a percepção das capacidades das crianças. A condição socioeconômica parece não influenciar a percepção dos pais, porém mais estudos são necessários, visto que a população estudada apresenta predominantemente classificação socioeconômica C.