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Happiness in Tom Zé: citation, bossa nova, modernization ||A felicidade em Tom Zé: citação, bossa nova, modernização||A felicidade em Tom Zé: citação, bossa nova, modernização
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Metadados
Descrição
This article analyses the only re-recordings in the album Estudando o samba (1976): “A felicidade” and “Vai (menina amanhã de manhã)”. The latter presents a certain notion of happiness used in a few occasions throughout Tom Zé’s work, which will be compared with the notion of happiness found in Jobim and Vinicius’ song, taken as a symbol of the “promise de bonheur” formalized in bossa nova. Both Tom Zé’s recordings will be considered as citations, that is, reframing of the previous versions, which reflect and comment on those. The referred notions of happiness will be associated to the process of capitalist modernization in Brazil, from which their meanings will be extracted.||Este artigo analisa as duas únicas regravações presentes no disco Estudando o samba (1976): “A felicidade” e “Vai (menina amanhã de manhã)”. Esta última apresenta uma certa noção de felicidade, trabalhada em alguns momentos na obra de Tom Zé, a qual será comparada com a noção de felicidade presente na canção de Jobim e Vinicius, tomada como emblema da “promessa de felicidade” formalizada na bossa nova. Ambas as gravações de Tom Zé serão consideradas como citações, ou seja, enquadramentos das versões anteriores, que refletem e comentam sobre aquelas. As noções de felicidade em questão serão relacionadas ao processo de modernização capitalista no Brasil, do qual serão extraídos seus sentidos.||Este artigo analisa as duas únicas regravações presentes no disco Estudando o samba (1976): “A felicidade” e “Vai (menina amanhã de manhã)”. Esta última apresenta uma certa noção de felicidade, trabalhada em alguns momentos na obra de Tom Zé, a qual será comparada com a noção de felicidade presente na canção de Jobim e Vinicius, tomada como emblema da “promessa de felicidade” formalizada na bossa nova. Ambas as gravações de Tom Zé serão consideradas como citações, ou seja, enquadramentos das versões anteriores, que refletem e comentam sobre aquelas. As noções de felicidade em questão serão relacionadas ao processo de modernização capitalista no Brasil, do qual serão extraídos seus sentidos.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; second half of the 20th century | Brasil; segunda mitad del siglo XX | Brasil; segunda metade do século XX
Autor
Soares, Leilor Miranda
Data
28 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13847 | 10.20396/muspop.v7i00.13847
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Leilor Miranda Soares | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Instrumental Music and Musical Improvisation; e020010 | Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisación Musical; e020010 | Música Popular em Revista; v. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisação; e020010 | 2316-7858
Assuntos
Tom Zé | Felicidade | Modernização | Estudando o samba (1976) | Tom Zé | Felicidade | Modernização | Estudando o samba (1976) | Tom Zé | Happiness | Modernization | Estudando o samba (1976)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares | Texto | Text | Texto