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Health education in the 70’s: a lesser-known facet of Cecília Donnangelo||Educação sanitária nos anos 1970: a face pouco conhecida de Cecília Donnangelo
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Metadados
Descrição
Fruto de pesquisa histórica sobre a criação e desenvolvimento da saúde coletiva em São Paulo, este estudo analisa um texto inédito, escrito em 1976, por Cecília Donnangelo, considerada uma das construtoras desse campo no Brasil e pioneira do pensamento social em saúde. Nele a autora examina a “educação sanitária”, permitindo que se busquem nesse exame as raízes históricas da institucionalização de tal prática. Metodologicamente, tomam-se as palavras da própria autora, situando-as no contexto em que foram elaboradas, dando-se à peça discursiva o caráter de documento histórico e, assim, apontando para questões que envolvem a relação entre passado e presente na interface educação-saúde. Mostra-se como, valendo-se do conceito de medicalização, também por ela desenvolvido em outros de seus estudos, a educação sanitária se faz uma política pública que, no campo da saúde, expande-se da saúde pública para institucionalizar-se também na assistência médica individual, e que, ultrapassando os domínios de seu campo de origem - a Saúde - torna-se intervenção vinculada às ações da educação escolar. Assim, conformada como importante recurso da política de saúde, configura-se, também, como dispositivo de ação direta sobre o social, atuando como mais um recurso para reforçar a medicalização e o biopoder correlatos.||The article is the product of historical research about the emergence and up growth of São Paulo’s Collective Health, through the analysis of an unpublished text, authored in 1976, by Cecília Donnangelo, one of the main contributors to the construction of this field in Brazil and a pioneer in social thinking in health. In the text, she examines “Health Education”, shedding light upon the historical roots of how this practice was institutionalized. The words of the author are used in the methodology as pieces related to the context that had when crafted, giving to the discourse the nature of a historical document, thus evidencing issues that are involved in past-present relationships in the interface between health and education. Through this process, the author demonstrates how, through the use of the medicalization concept that she developed in another of her works, health education becomes a public policy in the health domain that extends itself beyond the area of public health to acquire institutionalized formats in the individual medical care. It also enlarges its reach farther on its initial health realm becoming a school-related intervention. In this fashion, health education is molded as an important health policy tool, as well as a device that have direct impact on the social domain, collaborating as an additional instrument strengthening medicalization and its accompanying biopower.
ISSN
0104-1290
Periódico
Autor
Mota, André | Schraiber, Lilia Blima | Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita
Data
1 de março de 2017
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/132820 | 10.1590/s0104-12902017172196
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Saúde e Sociedade
Fonte
Saúde e Sociedade; v. 26 n. 1 (2017); 5-14 | Saúde e Sociedade; Vol. 26 No. 1 (2017); 5-14 | Saúde e Sociedade; Vol. 26 Núm. 1 (2017); 5-14 | 1984-0470 | 0104-1290
Assuntos
Collective Health | History | Health Education | Medicalization | Saúde Coletiva | História | Educação Sanitária | Medicalização
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion