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Heroínas em batalha: figurações femininas em museus em tempos de centenário: Museu Paulista e Museu Histórico Nacional, 1922
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Metadados
Descrição
In the Brazilian academic tradition generally the condition of the hero is attributed to male protagonists, so that, in national museums, in general female figures are relegated to an inferior and allegorical place. The present article analyzes a small set of 3 portraits designed for the celebrations of the centenary of Independence occured in 1922, in which the femalefigures are seen as protagonists of national history. These are the portraits of Maria Quitéria and Leopoldina of Habsburg made by Domenico Failutti at the request of the director of the Museu Paulista, Affonso Taunay, for the celebrities of 22, and, on the other hand, the “session of the Council”, idealized by Georgina de Albuquerque and belonged to the NationalHistorical Museum (RJ). These images, produced during the first decades of the Republic, constitute a “visual battle” over the places of women in the history of the country, oscillating between polarities like the warrior, the wise leader and the “good republican mother”.||Na tradição acadêmica brasileira geralmente a condição do herói é atribuída a protagonistas masculinos, de sorte que, nos museus nacionais, em geral as figuras femininas são relegadas a um lugar inferior e alegórico. O presente artigo analisa um pequeno conjunto de 3 telas concebidas para as comemorações do centenário da Independência, em 1922, nas quais as figuras femininas são alocadas na condição de protagonistas da história nacional. Trata-se dos retratos de Maria Quitéria e Leopoldina de Habsburgo confeccionados por Domenico Failutti a pedido do diretor do Museu Paulista, Affonso Taunay, para os festejos de 1922, e, de outro lado, da tela Sessão do Conselho do Estado , elaborada por Georgina de Albuquerque e hoje presente no Museu Histórico Nacional (RJ). As imagens, produzidas em tempos de República, constituem uma verdadeira “batalha visual” sobre os lugares das mulheres na história do país, oscilando entre polaridades como a guerreira, a governante sábia e a “boa mãe republicana”.
ISSN
2238-5436
Autor
Simioni, Ana Paula Cavalcanti | Lima Junior, Carlos
Data
28 de maio de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/17754 | 10.26512/museologia.v7i13.17754
Idioma
Fonte
Museologia & Interdisciplinaridade; v. 7 n. 13 (2018); 31-54 | 2238-5436 | 10.26512/museologia.v7i13
Assuntos
pintura de história | gênero | museu | Imperatriz Leopoldina | representação | history painting | gender | museum | Empress Leopoldina | representation
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion