-
HIGHER EDUCATION AND MIDDLE SCHOOL: LABANIAN THINKING, CONTEXTS AND DANCES||ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSAMENTO LABANIANO, CONTEXTOS E DANÇAS
- Voltar
Metadados
Descrição
In this article, we aim to describe and reflect about two researches developed in different educational contexts - but not disconnected - in which the practices were based on Rudolf Laban's Eucinetics. The first, it is a PhD in Education research at PPGE-UFPR, carried out in a bachelor’s degree in Performing Arts in the interior of the state of Paraná. The second, it is an exploratory study of a master's degree, within the same program, developed in art classes at a middle school in Curitiba/PR. This text emerges from the experiences of its authors in public spaces of Education in order to propose a polysemic scenario of analysis. The results pointed to [body]possibilities capable of think and (re)create Laban's proposals, which do not stop producing meanings in contemporary times. Through this study, we found a kind of methodological condition in front of Coreology, making it a didactic-philosophical perspective which we propose to call it Labanian Thought. KeywordsLabanian Thought. Dance. Higher Education. Middle School.||Objetivamos neste texto descrever e refletir sobre duas pesquisas desenvolvidas em contextos educacionais distintos – porém, não desconectadas – cujas práticas se basearam na Eucinética de Rudolf Laban. Da primeira, uma proposta de doutoramento em Educação no PPGE-UFPR, realizada em um curso de Bacharelado em Artes Cênicas no interior do estado do Paraná. Da segunda, um estudo exploratório de Mestrado, dentro do mesmo programa, desenvolvida na disciplina de Arte da educação básica localizada na cidade de Curitiba/PR. A escrita emerge das experiências de seus autores em espaços públicos de Educação a fim de propor um cenário polissêmico de análises. Os resultados apontaram para [cor]possibilidades capazes de (re)pensar e (re)criar as propostas de Laban, que não param de produzir sentidos na contemporaneidade. Por meio ao presente estudo, averiguamos uma espécie de condição metodológica frente à Coreologia, tornando-a uma perspectiva didático-filosófica a qual propomos denominá-la por Pensamento Labaniano. Palavras-chavesPensamento Labaniano. Dança. Ensino Superior. Educação Básica.
ISSN
1519-275X
Periódico
Colaboradores
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Autor
Gabardo Junior, Jair Mario | Castilho, Thaís
Data
11 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/104292 | 10.22456/2236-3254.104292
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Cena
Fonte
Cena; n. 32 (2020): Dossiê A Arte do Movimento de Rudolf Laban; 183-195 | Revista Cena; n. 32 (2020): Dossiê A Arte do Movimento de Rudolf Laban; 183-195 | Revista Cena; n. 32 (2020): Dossiê A Arte do Movimento de Rudolf Laban; 183-195 | 2236-3254 | 1519-275X
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares