-
HIPERTEXTO COMO SUBSÍDIO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente trabalho busca evidenciar a importância do hipertexto nas aulas de língua materna. Para atingir o nosso objetivo, elaboramos uma sequência didática, com o intuito de fornecer aos professores uma proposta, na qual poderão basear-se para trabalhar os processos de coesão, de coerência e os sinais de pontuação por meiodessa ferramenta digital.
ISSN
1981-6081
Periódico
Autor
Bezerra, Danilly de Sousa | Ramos, Fátima Maria Elias
Data
22 de agosto de 2020
Formato
Idioma
Relação
https://periodicos.ufpe.br/revistas/hipertextus/article/view/248010/36485 | /*ref*/AQUINO BITTENCOURT, Maria Clara. Um Resgate Histórico do Hipertexto: O desvio da escrita hipertextual provocado pelo advento da Web e o retorno aos preceitos iniciais através de novos suportes. 404nOtFound (UFBA), v. 1, p. 1-10, 2006. DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. E Org. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. GOMES, Luiz Fernando. Tipos de links. In:_____. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2011, p. 31- 42. GUALBERTO, Ilza Maria Tavares. A influência dos hiperlinks na leitura de hipertexto enciclopédico digital. 2008. 202 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG, 2008. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2019. _____.Os hiperlinks e o desafio das conexões em hipertexto enciclopédico digital. In:_____. COSCARELLI, Carla Viana. Hipertextos na teoria e na prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 37- 66. LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o Futuro do Pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 13. ed. São Paulo: Editora 34, 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2019. TIMM, Maria Isabel; SCHNAID, Fernando; ZARO, Milton Antônio. Contexto histórico e reflexões sobre hipertextos, hipermídia e sua influência na cultura e no ensino do século XXI. Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v.2, n.1, p.1-16, mar. 2004. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2019. XAVIER, Antonio Carlos. Leitura, texto e hipertexto. In: _____. MARCUSHI, Luiz Antônio. XAVIER, Antonio Carlos (Org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 207-220.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Hipertextus - Revista Digital
Fonte
Hipertextus - Revista Digital; v. 21, n. 1 (2019) | 1981-6081 | 10.47867/htxt.v21i1
Assuntos
Ensino; Gêneros digitais; Hipertexto.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares