Descrição
Os processos comunicacionais vivem mudanças acentuadas com o advento das novas tecnologias e as estruturas hipertextuais e hipermidiáticas. Da mesma forma, novos estudos sobre interatividade contemplam estas estruturas, cada vez mais presentes nos ambientes midiáticos. Porém, tais estruturas já existiam na comunicação antes do desenvolvimento das tecnologias digitais, sob a forma analógica, em diversos ambientes comunicacionais, dentre eles o cinema. O artigo apresenta conceitos sobre montagem audiovisual e estruturas hipermidiáticas, comparando-os e refletindo sobre a hipertextualidade no processo de produção cinematográfica segundo teorias de Leone (2005), além de definir, sob as idéias de Miles (2005), Cameron (2005) e Lunenfeld (2005), cinema interativo e discutir conceitos de autoria e co-autoria nestes ambientes. Este trabalho relaciona-se com o projeto de Doutorado do autor, orientado pela professora Dra Elizabeth Moraes Gonçalves.||Hypertext and audiovisual assembly: quarrels on the subject. The communications processes live changes accented with the advent of the new technologies and the hipertextuais and hypermediatics structures. In the same way, new studies on interactivity contemplate these structures, each time more gifts in midiatics environments. However, such structures already existed in the communication before the development of the digital technologies, under the analogical form, in diverse communicational environments, amongst them the cinema. The article presents concepts on audiovisual assembly and hypermediatics structures, comparing them and reflecting on the hipertextual in the process of cinematographic production according to theories of Leone (2005), beyond defining, under the ideas of Miles (2005), Cameron (2005) and Lunenfeld (2005) on interactive cinema and arguing concepts of authorship and co-authorship in these environments. This work becomes related with the project of PhD of the author, guided for professor Dra Elizabeth Moraes Gonçalves.