-
HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)
- Voltar
Metadados
Descrição
Public and private transport networks have proved to be a key factor in urban growth, affecting both the morphology and the development of cities and towns. This paper aims to present a collaborative research project, linked to three different research groups from Brazil and Spain. The study is focused on the implementation and development of urban transport systems, throughout the second half of the 19th century and the first third of the 20th century, within the cities of Bilbao, Madrid (Spain) and Natal (Brazil), by adopting a historical perspective. First of all, the features and peculiarities of each one of the three cities are displayed. Likewise, the differences related to scale, time and rhythm are taken into account. Finally, some of the elements which are going to serve as material for future research are offered; For instance, the question of how railways became a factor hampering urban growth from the thirties onwards.||As redes de transporte público e privado são fatores decisivos na extensão e crescimento das cidades modernas e igualmente influem em sua morfologia e no desenvolvimento urbano. Este texto, que tem por objetivo apresentar um trabalho conjunto de investigação, adotando uma perspectiva histórica, estuda a implantação, desenvolvimento e consolidação dos transportes urbanos nas cidades de Bilbao, Madri (Espanha) e Natal (Brasil), entre meados do século XIX e primeiro terço do XX. Analisamos, em primeiro lugar, as características e especificidades de cada uma das três cidades, vinculadas às suas distintas funções políticas e econômico-administrativas, assim como sua morfologia própria. Posteriormente, abordamos as diferenças de escala, de tempo e de ritmo em que se desenvolvem. Finalmente, oferecemos alguns dos elementos que servirão de reflexão comparada a futuros estudos. Interessa-nos também o fator barreira proporcionado pelas ferrovias a partir dos anos 1930, convertendo-as em elementos de fronteira à expansão urbana.
ISSN
2446-9696
Periódico
Colaboradores
Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE/CAPES) | Contrato pós-doutoral “Juan de la Cierva” do Ministerio de Economía y Competitividad.
Autor
Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de | Novo López, Pedro Alberto | Martin, Nuria Rodríguez
Data
29 de dezembro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano; v. 2, n. 2 (2016): JUL/DEZ; 108-132 | 2446-9696
Assuntos
Urban transportation; tramways; railways; subway; urban growth. | Transporte urbano; linhas de bonde; ferrovías; metrô; crescimento urbano.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion