Descrição
O objetivo desta pesquisa consiste em analisar e descrever quais são os mecanismos de que asorganizações empresariais contemporâneas se valem para moldar as subjetividades de pessoas homossexuaismediante o método genealógico desenvolvido por Rohm (2003) e explicitar as relações de poder subjacentesa tais discursos. Para tanto, o presente estudo é referendado nas pesquisas recentes sobre homofobia nasorganizações brasileiras, bem como nos principais conceitos de filósofos pós-estruturalistas tais como MichelFoucault e Félix Guattari. Encontraram-se incoerências no que tange à implementação da gestão dadiversidade sexual, e também o medo de se assumir homossexual em ambientes de negócios por conta doassédio moral especialmene presente na área de Recursos Humanos. Observou-se a valorização de lealdadespessoais quando da promoção de indivíduos homofóbicos, bem como a busca por instrumentalização decompetências técnicas por parte de pessoas homossexuais para aumentarem sua empregabilidade naexpectativa de superarem a discriminação homofóbica.