-
How do young people listen to radio in São Paulo?||Como o jovem de São Paulo ouve rádio?
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper analyses how São Paulo radio stations targeting the youngaudience (up to 30 years old) are reconfiguring their services and schedules to serve a new audience demand. The introduction of social networks in the dynamics of the shows has added new possibilities of interaction between a highly connected audience and the broadcaster. Besides that, the stations started offering more content in their webpages: photo, video, predetermined musical playlists, segmented news, etc. Now, the programmes on dial are also changing: we can now notice more presence of the radio presenter during the musical programming, including more live interaction to the listeners. This paper demonstrates how the five main radio stations segmented to young audience in São Paulo have made major changes to their content production structure.||O objetivo deste artigo é demonstrar como as emissoras de rádio de São Paulo, voltadas para o público jovem e jovem adulto (até 30 anos) estão requalificando suas operações e grades de programação, como forma de atender uma nova demanda da audiência. A introdução de redes sociais na dinâmica dos programas adicionou novas possibilidades de interação entre as emissoras e uma audiência altamente conectada. Além disso, as estações passaram a oferecer mais conteúdo em seus websites: fotos, vídeos, playlists de músicas pré-configuradas, notícias segmentadas em assuntos, etc. Agora, os programas no dial também estão mudando: podemos notar uma presença maior do apresentador radiofônico durante a reprodução musical, inclusive com mais interação com a audiência. Assim, esta pesquisa apresenta como as cinco principais emissoras paulistanas de audiência jovem modificaram suas estruturas de conteúdo.
ISSN
1982-677X
Periódico
Autor
Gambaro, Daniel
Data
7 de julho de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/106580 | 10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.106580
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Rumores
Fonte
Rumores; ##issue.vol## 10 ##issue.no## 19 (2016); 227-245 | RuMoRes; v. 10 n. 19 (2016); 227-245 | RuMoRes; Vol. 10 No. 19 (2016); 227-245 | Rumores; Vol. 10 Núm. 19 (2016); 227-245 | Rumores; Vol. 10 No 19 (2016); 227-245 | 1982-677X
Assuntos
Rádio | público jovem | internet | comunicador radiofônico. | Radio | youngsters | internet | radio presenter.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion