-
How to activate a place
- Voltar
Metadados
Descrição
AbstractThrough critical analysis of the work of Quintino (2002), by Jailton Moreira (São Leopoldo, 1960), this article studies aspects of the relationship between art and memory. It discusses, initially, the efficacy of the artistic creation in bereavement works (art as coping mechanism of a loss), and, afterwards, it observes how the piece of art aims to juxtapose the notions of time and space, place and memory. In essence, it debates the game played between the dear oblivion inherent to urban life – what the city dynamics eliminates, buries, and denies – and what family remembrance refuses to set aside.ResumoA partir do exame crítico de Quintino (2002), de Jailton Moreira (São Leopoldo, 1960), o presente trabalho investiga aspectos das relações entre arte e memória. Discute inicialmente a eficácia da criação artística no trabalho de luto (a arte como elaboração de uma perda) e, na sequência, observa como a referida peça logra justapor as noções de espaço e tempo, lugar e memória. No cerne, debate-se o jogo armado entre os esquecimentos caros à vida urbana – o que a dinâmica da cidade elimina, soterra e renega – e o que a rememoração familiar se recusa a deixar de lado.
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Veras, Eduardo
Data
25 de novembro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/98260 | 10.22456/2179-8001.98260
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/98260/54847 | /*ref*/BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2017. | /*ref*/BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. | /*ref*/BORGES, Jorge Luis. História universal da infâmia. São Paulo: Globo, 1989. | /*ref*/BUTOR, Michel. Les mots dans la peinture. Genebra: Éditions d’Art Albert Skira, 1969. | /*ref*/DANTO, Arthur. Após o fim da arte – A arte contemporânea e os limites da História. São Paulo: Odysseus Editora, 2006. | /*ref*/DAMISCH, Hubert; LEAL, Joana Cunha. Entrevista com Hubert Damisch conduzida por Joana Cunha Leal. In: Revista do Instituto de História da Arte, n. 3, 2007, p. 7-18. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa. | /*ref*/FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. In: Novos estudos. CEBRAP. São Paulo, n. 32, mar. 1992. | /*ref*/HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. | /*ref*/HARLEY, Brian. Mapas, saber e poder. In: Confins – Revista Franco-Brasileira de Geografia, n. 5, 2009. | /*ref*/HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente – Modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto / Museu de Arte do Rio, 2014. | /*ref*/MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. | /*ref*/MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Betrand Brasil, 2015. | /*ref*/NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, 1993, p. 7-28. | /*ref*/NUNES, Mônica Balestrin. Cartografia e paisagem: o mapa como objeto de estudo. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. IEB. Brasília, n. 65, dez. 2016, p. 96-119. | /*ref*/PANOFSKY, Erwin. O significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1991. | /*ref*/POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. In: Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989. | /*ref*/POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992. | /*ref*/ROTH, Phillip. Indignação. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. | /*ref*/SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. | /*ref*/SEEMANN, Jörn. Cartografia e cultura: abordagens para a geografia cultural. In: ROSENDAHL, Zeny; CORREA, Roberto Lobato (orgs.). Temas e caminhos da geografia cultural. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, v. 1, 2010, p. 115-156. | /*ref*/SENETT, Richard. O declínio do homem público. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. | /*ref*/TIBERGHIEN, Gilles. Imaginário cartográfico na arte contemporânea: sonhar o mapa nos dias de hoje. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. IEB, Brasília, n. 57, dez. 2013, p. 233-252. | /*ref*/VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1999. | /*ref*/VERAS, Eduardo. Entre ver e enunciar – O uso da entrevista em estudos sobre o processo de criação artística. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | /*ref*/VERAS, Eduardo. Entrevistas com artistas: canteiro virgem de conteúdo fértil. In: Porto Arte. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Editora da UFRGS, Porto Alegre, v. 22, n. 37, 2017, p. 1-17.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Eduardo Veras | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 24, n. 42 (2019): DOSSIÊ: Apagamentos da memória na arte | 2179-8001
Assuntos
Art; | Contemporary art. Quintino. Jailton Moreira. Place. Memory. | Arte. Crítica de arte. História da arte.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado pelos pares", "Artigo não avaliado pelos pares",