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H’QUÍMICA – O USO DOS QUADRINHOS PARA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE
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Metadados
Descrição
O uso de histórias em quadrinhos (HQ) tem se mostrado um recurso interessante para o ensino de conceitos químicos. Tal perspectiva parte da associação das HQ's à inserção das atividades lúdicas em sala de aula. As histórias em quadrinhos, em seus diferentes gêneros, oferecem possibilidades diversas de aplicações no universo escolar, em todos os seus níveis. O desafio é saber olhar os quadrinhos como um recurso pedagógico. Sob tal enfoque, foi proposta a dez turmas de terceiro ano do Ensino Médio, a análise de histórias em quadrinhos comerciais e a elaboração de uma HQ inédita, tendo como tema central o conteúdo de radioatividade. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso. A coleta de dados se estruturou como uma análise documental que teve como textos básicos para a análise as HQ no formato de gibis produzidos pelos alunos, a análise do conteúdo da transcrição das filmagens da sala de aula e dos encontros no clube, e os comentários postados em uma página de um grupo criado na rede social para que os alunos fizessem comentários referentes às atividades desenvolvidas. Os resultados foram analisados sob a ótica de uma categoria: RELAÇÕES ENTRE O SUBTEMA E AS HQs PRODUZIDAS. Essa categoria se divide em 4 subcategorias, a saber: Relações efetivas entre o subtema proposto e a história elaborada. Relações medianas entre o subtema proposto e a história elaborada, Baixa relação entre o subtema proposto e a história elaborada, e Nenhuma relação direta entre o subtema proposto e a história elaborada. Infere-se, a partir dos resultados, que ao criar as próprias HQ trabalhando a associação entre imagens, palavras e ideias, o aluno se apropria do conhecimento científico de forma dialógica e se sente motivado considerando-se o divertimento e o aspecto lúdico envolvido na atividade.
ISSN
2317-5516
Periódico
Autor
Cruz, Thaiza Montine Gomes dos Santos | Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Data
11 de outubro de 2016
Formato
Idioma
Fonte
Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516); v. 16 n. 2 (2016); 289-307 | 2317-5516 | 1518-6229
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion