-
Humanist formation : the role of literary reading in the performance of the school librarian||Formação humanista: o papel da leitura literária na atuação do bibliotecário escolar
- Voltar
Metadados
Descrição
Introduction: Literary reading is considered one of the most relevant activities for the improvement of interpersonal skills, such as empathy, considered essential in performing the functions of the school librarian. Objective: Thus, this study aims to discuss how the practice of literary reading can influence the performance of the school librarian from the perspective presented by the author Carlos Ruiz Záfon in the plot of his work A Sombra do Vento. Method: Regarding methodological procedures, this is a qualitative research, which had as scientific method the use of bibliographic research and the questionnaire as a data collection instrument. Results: The results show that librarians are aware of the importance of literary reading for the performance of their professional activities and for the construction of a more empathic and humanistic relationship with students, but this practice is not often discussed frequently in research in the area and encouraged in undergraduate courses. Conclusion: However, it is expected that the present study can contribute to the debates on the subject in the area of Information Science and reflect on the influence of literary reading for a more humanistic and empathic formation of the school librarian.||Introdução: A leitura literária é considerada uma das atividades mais pertinentes para o aperfeiçoamento de habilidades interpessoais, como a empatia, tida como essencial na realização das funções do bibliotecário escolar. Objetivo: Dessa forma, o presente estudo objetiva discorrer sobre a maneira como a prática da leitura literária pode influenciar na atuação do bibliotecário escolar a partir da perspectiva apresentada pelo autor Carlos Ruiz Záfon no enredo de sua obra A Sombra do Vento. Método: Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que teve como método científico o uso da pesquisa bibliográfica e do questionário como instrumento de coleta de dados. Resultado: Os resultados demonstram que os bibliotecários têm consciência da importância da leitura literária para a realização de suas atividades profissionais e para a construção de uma relação mais empática e humanista com os alunos, porém essa prática não costuma ser discutida com frequência nas pesquisas da área e incentivada nos cursos de graduação. Conclusão: Contudo, espera-se que o presente estudo possa contribuir para os debates acerca da temática na área da Ciência da Informação e refletir sobre a influência da leitura literária para uma formação mais humanista e empática do bibliotecário escolar.
ISSN
1678-765X
Abrangência
Brazil; XXI Century | Brasil; Século XXI
Autor
Sala, Fabiana | Castro Filho, Cláudio Marcondes de | Almeida Junior, Oswaldo Francisco de
Data
30 de julho de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8666294 | 10.20396/rdbci.v19i00.8666294
Relação
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8666294/27087 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8666294/27088 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8666294/27089 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8666294/27090
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Fabiana Sala, Cláudio Marcondes de Castro Filho, Oswaldo Francisco de Almeida Junior | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 19 (2021): Countinous Publication; e021017 | RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 19 (2021): Publicação Contínua; e021017 | 1678-765X
Assuntos
Literary reading | Professional performance | School librarian | Reading practices | Leitura literária | Atuação profissional | Bibliotecário escolar | Práticas de leitura
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text