Descrição
This paper aims to discuss the discursive mechanisms that legitimate hypermasculinity media manifestations, as well as to analyze the convocational media consumption that they respond to. For this, we will study the Facebook community entitled Manual do Jogador Ruim. From Critical Discourse Analysis methodology, it is possible to observe that these productions are crossed by performatically vigilant masculinities discourses that constitute a heterotopic space of discursive articulation via humor, so that its discursive strategies for legitimizing these content are articulated around the possibility of housing an ambiguous place of identity representation, in which gender norms are, at the same time, exposed and mitigated by the use of humor.||Este artículo tiene como objetivo discutir los mecanismos discursivos que legitiman las manifestaciones mediáticas de hipermasculinidad, así como analizar a qué tipos de convocación al consumo mediático responden. Estudiaremos la comunidad de Facebook llamada Manual do Jogador Ruim. Desde la metodología del Análisis Crítico del Discurso, es posible observar que estas producciones son atravesadas por discursos de masculinidades performativamente vigilantes que constituyen un espacio heterotópico de articulación discursiva a través del humor, por lo que sus estrategias discursivas de legitimación del contenido machista se articulan en torno a la posibilidad de albergar un ambiguo lugar de representación identitaria, en que las normas de género son, al mismo tiempo, expuestas e mitigadas por el uso del humor.||O presente artigo tem como objetivo discutir os mecanismos discursivos que legitimam manifestações midiáticas de hipermasculinidade, bem como analisar a quais tipos de convocação para o consumo midiático eles respondem. Para isso, estudaremos a comunidade do Facebook intitulada Manual do Jogador Ruim. A partir da metodologia da Análise Crítica do Discurso, é possível observar que essas produções são atravessadas por discursos de masculinidades performaticamente vigilantes que constituem um espaço heterotópico de articulação discursiva via humor, de forma que suas estratégias discursivas de legitimação do conteúdo machista se articulam em torno da possibilidade de habitação de lugar ambíguo de representação identitária, em que as normatividades de gênero são, ao mesmo tempo, expostas e mitigadas pelo recurso ao humor.