-
IDENTIDAD DEL LÍDER COMO POTENCIAL EN EL DESARROLLO DE VALORES PERSONALES DE ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS EN EL PERÚ||IDENTIDAD DEL LÍDER COMO POTENCIAL EN EL DESARROLLO DE VALORES PERSONALES DE ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS EN EL PERÚ||IDENTITY OF THE LEADER AS POTENTIAL IN THE DEVELOPMENT OF PERSONAL VALUES OF UNIVERSITY STUDENTS IN PERU
- Voltar
Metadados
Descrição
The purpose of the research was to determine the influence of the leader's identity and the link to personal values in university students, since this aspect is essential in their comprehensive training, which entails putting into practice a professional career with dignity. The work was structured under the positivist paradigm, with a quantitative approach, deductive hypothetical method, substantive study, and non-experimental research design. The population consisted of 998 students belonging to six professional schools, the sample was 278 individuals selected in a random and stratified way. The research instruments were subjected to content validity. Construct validity was confirmed by KMO (, 616) and Bartlett's sphericity test (sig. =, 000); Likewise, reliability was estimated by Cronbach's alpha, with values of .843 leader identity and .867 for personal values. The results showed that the potential of the leader's identity was contingent on the formation, decision and practice of personal values assumed by university students, determined with the values of Rho de Spearman.||O objetivo da pesquisa foi determinar a influência da identidade do líder e o vínculo com os valores pessoais em estudantes universitários, uma vez que esse aspecto é essencial em sua formação abrangente, o que implica em colocar em prática uma carreira profissional com dignidade. O trabalho foi estruturado sob o paradigma positivista, com abordagem quantitativa, método hipotético dedutivo, estudo substantivo e desenho da pesquisa não experimental. A população foi composta por 998 alunos pertencentes a seis escolas profissionais; a amostra foi de 278 indivíduos selecionados de forma aleatória e estratificada. Os instrumentos de pesquisa foram submetidos à validade de conteúdo. A validade do construto foi confirmada pelo KMO (, 616) e pelo teste de esfericidade de Bartlett (sig. = 000); Da mesma forma, a confiabilidade foi estimada pelo alfa de Cronbach, com valores de 0,843 identidade de líder e 0,867 para valores pessoais. Os resultados mostraram que o potencial da identidade do líder dependia da formação, decisão e prática de valores pessoais assumidos por estudantes universitários, determinados com os valores de Rho de Spearman. ||La investigación tuvo como propósito determinar la influencia de la identidad del líder y el vínculo a los valores personales en estudiantes universitarios, ya que dicho aspecto es indispensable en su formación integral, que conlleve poner en práctica de forma digna una carrera profesional. El trabajo se estructuró bajo el paradigma positivista, de enfoque cuantitativo, método hipotético deductivo, estudio sustantivo, diseño de investigación no experimental. La población estuvo constituida por 998 estudiantes pertenecientes a seis escuelas profesionales, la muestra fue de 278 individuos seleccionados de forma aleatoria y estratificada. Los instrumentos de investigación se sometieron a la validez de contenido. La validez de constructo se confirmó por medio de KMO (,616) y la prueba de esfericidad de Bartlett (sig. = ,000); asimismo la fiabilidad se estimó por alpha de Cronbach, con valores de ,843 identidad del líder y ,867 para valores personales. Los resultados mostraron que el potencial de la identidad del líder estuvo supeditado a la formación, decisión y la práctica de valores personales que asuman los estudiantes universitarios, determinados con los valores de Rho de Spearman.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Guillén, Doris Elida Fuster | Miranda, Juan Pablo Vílchez | Asis, Edwin Hernan Ramirez
Data
1 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6912 | 10.22481/praxisedu.v16i40.6912
Idioma
Editor
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 536-553 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 536-553 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 536-553 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Liderazgo | Líder | Identidad | Valores | Ética | Ideales | Liderança | Líder | Identidade | Valores | Ética | Ideais | Leadership | Leader | Identity | Values | Ethics | Ideals
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares