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“IDEOLOGIA DE GÊNERO”: ALINHANDO A RETÓRICA CONSERVADORA AO PÂNICO MORAL
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Metadados
Descrição
Com o propósito de pensar a formação de uma agenda moralista e moralizante do país e as relações entre Estado, religião e democracia, este artigo se propõe a investigar o papel da chamada “ideologia de gênero” na composição deste quadro conservador que se desenhou no Brasil de forma mais explícita na última década, através da polêmica envolvendo a tramitação e aprovação do Plano Nacional de Educação – PNE em 2014. A partir deste caso almeja-se apresentar a ingerência de segmentos religiosos e conservadores na produção das políticas educacionais do país. A identificação dos agentes envolvidos nesta disputa, suas movimentações e discursos constituem parte deste trabalho, que procura explicitar a relação entre a laicidade do Estado e o grau de democracia experimentado no país. O objetivo é compreender parte das estratégias utilizadas, verificar as transformações no campo religioso, político e educacional, e com isso constituir um cenário que possa auxiliar na compreensão dos entraves e polêmicas que permearam a tramitação e a aprovação do PNE. Através de uma pesquisa qualitativa, envolvendo análise documental e levantamento de discursos que se destacaram neste percurso, buscou-se identificar os principais argumentos e de que forma contribuíram para o que se considerou como um pânico moral em torno da “ideologia de gênero” na sociedade brasileira. Por fim, pretendeu-se com esse artigo contribuir com os estudos referentes à laicidade e à importância desta para o estágio de democracia do país.
ISSN
1981-4712
Autor
de Mendonça, Amanda André
Data
2 de março de 2019
Formato
Identificador
http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19261 | 10.17648/educare.v13i31.19261
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Educere et Educare | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Educere et Educare; Vol. 14, N. 31 (2019) Dossiê Laicidade e Educação; DOI: 10.17648/educare.v13i31.19261 | 1981-4712 | 1809-5208
Assuntos
educação; laicidade | Laicidade. Democracia. Políticas Educacionais.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion