-
IL IL MAESTRO “BARBOSA DE GODÓIS” E LA SCUOLA MARANHENSE||O LE MAÎTRE «BARBOSA DE GODÓIS» ET L’ÉCOLE MARANHENSE||EL EL MAESTRO “BARBOSA DE GODÓIS” Y LA ESCUELA MARANHENSE||THE THE MASTER “BARBOSA DE GODÓIS” AND THE MARANHENSE SCHOOL||O mestre “Barbosa de Godois” e a escola maranhense
- Voltar
Metadados
Descrição
This work focuses on the reflections of Barbosa de Godóis recorded in his publications on the elementary school and the branches of education that highlight his performance as a pedagogist, intellectual and man of government It emphasize the discernment exposed in O mestre e a escola (The master and the school), of 1910, which points out the polarity between instruction and education, highlighting the differences and the consensus between the typologies of education, so necessary for the effectiveness of the teaching process in the school environment. It returns to the polemic recorded in the newspapers between the inspector of Public Instruction (Antônio Lobo) and Godóis, then director of Escola Normal and Modelo (Teacher’s and Model School), for the approval or rejection of his 1904 Escripta Rudimentar (Rudimentary Writing), according to the interpretations of the active method in the teaching of reading. In this sense, inquiring about Barbosa de Godóis in the context of elementary education in Maranhão, and his role as a teacher and educational intellectual, is necessary to understand the constraints imposed on him when proposing his pedagogical ideas in the public teaching scenario, the conceptions he defended on popular instruction and practical education of the people in the context of the graduated school, as well as his trajectory as a person at the heart of local education.
||
Questo lavoro si concentra sulle riflessioni di Barbosa de Godóis registrate nelle sue pubblicazioni sulla scuola primaria e sui rami dell'educazione che mettono in risalto la sua performance di pedagogista, intellettuale e uomo di governo. Mette in evidenza gli approfondimenti presentati in O mestre eo escola, del 1910, che sottolinea la polarità tra istruzione ed educazione, evidenziando le differenze e il consenso tra i tipi di istruzione, così necessari per l'efficacia del processo di insegnamento in ambiente scolastico. Riprende la polemica registrata sui giornali tra l'ispettore della Pubblica Istruzione (Antônio Lobo) e Godóis, allora direttore di Escola Normal e Modelo, per l'approvazione o il rigetto del suo Rudimentale Script del 1904, secondo le interpretazioni del metodo attivo nell'insegnamento della lettura . In questo senso, indagare su Barbosa de Godóis nel contesto dell'istruzione primaria in Maranhão, e sul suo ruolo di insegnante e intellettuale dell'educazione, è necessario per comprendere i vincoli che gli sono stati imposti nel proporre le sue idee pedagogiche nello scenario dell'insegnamento pubblico, le concezioni che ha difeso l'istruzione popolare e l'educazione pratica delle persone nel contesto della scuola diplomata, nonché la sua traiettoria come persona al centro dell'istruzione locale.
||Este trabalho centra-se nas reflexões de Barbosa de Godóis registradas em suas publicações sobre a escola primária e os ramos da educação que destacam sua atuação como pedagogista, intelectual e homem de governo. Evidencia os discernimentos expostos em O mestre e a escola, de 1910, que aponta a polaridade entre instrução e educação, destacando as diferenças e o consenso entre as tipologias da educação, tão necessárias para a efetivação do processo de ensino no ambiente escolar. Retoma a polêmica registrada nos jornais entre o inspetor da Instrução Pública (Antônio Lobo) e Godóis,então diretor da Escola Normal e Modelo, para a aprovação ou rejeição da sua Escripta Rudimentar, de 1904, segundo as interpretações do método ativo no ensino da leitura. Nesse sentido, inquirir sobre Barbosa de Godóis no âmbito da instrução primária no Maranhão, e seu papel como professor e intelectual da educação, se faz necessário para compreendermos os constrangimentos que lhe foram impostos ao propor suas ideias pedagógicas no cenário público de ensino, as concepções que defendia sobre instrução popular e educação prática do povo no contexto da escola graduada, assim como sua trajetória como pessoa no cerne da instrução local.
||Este trabajo se centra en las reflexiones de Barbosa de Godóis, recogidas en sus publicaciones sobre la escuela primaria y las ramas de la educación que destacan su desempeño como pedagogo, intelectual y hombre de gobierno. Destaca las reflexiones presentadas en O mestre eo escola, de 1910, que señala la polaridad entre instrucción y educación, destacando las diferencias y el consenso entre los tipos de educación, tan necesarios para la efectividad del proceso de enseñanza en el ámbito escolar. Se reanuda la polémica registrada en los periódicos entre el inspector de Instrucción Pública (Antônio Lobo) y Godóis, entonces director de la Escola Normal e Modelo, por la aprobación o rechazo de su Guión Rudimentario de 1904, según las interpretaciones del método activo en la enseñanza de la lectura. . En este sentido, indagar sobre Barbosa de Godóis en el contexto de la educación primaria en Maranhão, y su rol como docente e intelectual de la educación, es necesario para comprender las limitaciones que se le impusieron al proponer sus ideas pedagógicas en el escenario de la enseñanza pública, las concepciones quien defendió la instrucción popular y la educación práctica de las personas en el contexto de la escuela egresada, así como su trayectoria como persona en el corazón de la educación local.
||
Ce travail se concentre sur les réflexions de Barbosa de Godóis enregistrées dans ses publications sur l'école primaire et les branches de l'éducation qui mettent en évidence sa performance en tant que pédagogiste, intellectuel et homme de gouvernement. Il met en évidence les réflexions présentées dans O mestre eo escola, de 1910, qui souligne la polarité entre l'instruction et l'éducation, en mettant en évidence les différences et le consensus entre les types d'éducation, si nécessaires à l'efficacité du processus d'enseignement en milieu scolaire. Reprend la polémique enregistrée dans les journaux entre l'inspecteur de l'instruction publique (Antônio Lobo) et Godóis, alors directeur d'Escola Normal e Modelo, pour l'approbation ou le rejet de son Script rudimentaire de 1904, selon les interprétations de la méthode active dans l'enseignement de la lecture . En ce sens, s'enquérir de Barbosa de Godóis dans le contexte de l'enseignement primaire à Maranhão, et de son rôle d'enseignant et d'intellectuel de l'éducation, est nécessaire pour comprendre les contraintes qui lui ont été imposées en proposant ses idées pédagogiques dans le scénario de l'enseignement public, les conceptions qui a défendu l'instruction populaire et l'éducation pratique du peuple dans le cadre de l'école diplômée, ainsi que sa trajectoire en tant que personne au cœur de l'éducation locale.
ISSN
2525-426X
Autor
Castro, Cesar Augusto | Castellanos, Samuel Luís Velázquez
Data
31 de maio de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9716 | 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p411-425
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Fonte
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 411-425 | REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 411-425 | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 411-425 | 2525-426X | 10.31892/rbpab2525-426X.v6.n17
Assuntos
Barbosa de Godois | Educação no Maranhão | Instrução primária | Pensamento pedagógico | Trajetória de vida
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion