-
Image and history: methodological challenges for the work-education field||Imagem e história: desafios metodológicos para o campo Trabalho-Educação
- Voltar
Metadados
Descrição
This article proposes a methodological reflection on the use of photography as a source for historical research in the field of work-education, based on a dialogue with some authors who think of the photographic object, its monumental and documentary character, the status and value of photography as a source available for use. From the images belonging to the Archive and Documentation Department of the Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, I tried to analyze the working relationships at the Oswaldo Cruz Institute, currently the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz), in its first three decades of activity, from the universe of the laboratory assistants of the scientists. Understanding that an image is and is not at the same time, it shows and conceals, the photographs that portray the laboratory assistants of the Institute, carry a historical sense when perceived in the set of social relations of production of existence, in a given context, reflecting conceptions and ideologies related to current technical workers and, in our particular case, to current technical health workers.||Este artigo propõe uma reflexão metodológica sobre o uso da fotografia como fonte para a pesquisa histórica no campo trabalho-educação, a partir do dialogo com alguns autores que pensam o objeto fotográfico, seu caráter monumental e documental, o estatuto e valor da fotografia como fonte arquivística disponível para uso. A partir das imagens pertencentes ao Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, procura analisar as relações de trabalho no Instituto Oswaldo Cruz, atual Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em suas três primeiras décadas de atuação, a partir do universo dos auxiliares de laboratório dos cientistas. Compreendendo que uma imagem é e não é ao mesmo tempo, mostra e dissimula, as fotografias que retratam os auxiliares de laboratório do Instituto carregam um sentido histórico quando percebidas no conjunto de relações sociais de produção da existência, em um determinado contexto, refletindo concepções e ideologias relativas aos atuais trabalhadores técnicos e, em nosso caso particular, aos atuais trabalhadores técnicos da saúde.
ISSN
1414-6312
Periódico
Autor
Reis, Renata
Data
20 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/historia/article/view/63653 | 10.5216/hr.v25i2.63653
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 História Revista
Fonte
História Revista; Vol. 25 No. 2 (2020): História e epistemologia da Educação Profissional; 54 - 75 | História Revista; v. 25 n. 2 (2020): História e epistemologia da Educação Profissional; 54 - 75 | 1984-4530 | 1414-6312
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion