-
Imagens cíclicas: Gif através do Vaporwave
- Voltar
Metadados
Descrição
Pretende-se aqui dar atenção aos regimes que se instauram no campo da imagem com a transformação do espectador em interator, sendo ela um elemento pivotal para o uso de interfaces humano/computador. Como recorte da vasta paisagem virtual, abordo o aspecto imagético que é explorado pela estética Vaporwave, gênero artístico essencialmente digital surgindo em 2010. Mais especificamente, abordo funções do GIF, e como sua natureza cíclica e de baixa resolução representa um distinto fenômeno ocorrente na tela do computador, em comparação com a tela da televisão e do cinema.AbstractThe intention here is to make a cut on the virtual landscape through theimagetic aspects that are explored by the Vaporwave aesthetics, artistic genre essentially digital emerged around 2010. More specifically, it approaches the GIF,image file format, and the regimes of creation and visualization of those files on the web. As deployments of the digital visual culture, it investigates branches and different ways of the GIF manifestation for Vaporwave.
ISSN
0103-7269
Periódico
Colaboradores
CAPES
Autor
Raymundo, Ícaro Estivalet
Data
30 de junho de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/92584 | 10.22456/2179-8001.92584
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/92584/53225 | https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/downloadSuppFile/92584/50347 | https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/downloadSuppFile/92584/50348 | https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/downloadSuppFile/92584/50349 | /*ref*/ARRUDA, Mario Alberto Pires de. Vaporwave: estetização da tecnologia pelo atravessamento de enunciados. Trabalho de conclusão de curso (Comunicação social: habilitação em jornalismo) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Oritentador: Alexandre Rocha da Silva. UFRGS, 2015. | /*ref*/CHANDLER, Simon. Escaping reality, the iconography of Vaporwave. 2017 On https://daily.bandcamp.com/2016/09/16/vaporwave-iconography-column/ | /*ref*/COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: editora da UFRGS, 2003. | /*ref*/De MÈREDIEU, Florence. Digital and video art. Chambers harrappublishersltd, 2005 | /*ref*/FANFA, Maurício de Souza. Formas próprias no imaginário da cibercultura, memória e vaporwave. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017. | /*ref*/FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia – São Paulo: Annablume, 2011. | /*ref*/GAZANA, C. et al. Glitch: estética contemporânea visual e sonora do erro. In: Cultura Visual, n. 19, julho/2013, Salvador: EDUFBA, p. 81-99. | /*ref*/GREEN, Rachel. Internet art.Thames & Hudson Ltd. United Kingdom, 2004. | /*ref*/GIANNETTI, Claudia. Estética Digital: Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2006. | /*ref*/KERCKHOVE, Derrick de. The skin of culture: investigating the new electronic reality. London: Kogan Page, 1997. | /*ref*/MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007, 250p. | /*ref*/MANOVICH, Lev. The Language of New Media:The MIT Press. 2001 | /*ref*/MANOVICH, Lev. (2016) Notes on Instagranism and mechanisms of contemporary cultural identity. On: http://manovich.net/index.php/projects/instagram-and-contemporary-image | /*ref*/MENCKMEN, Rosa. The Glitch Moment(um). Network Notebooks series, Amsterdam, 2011. | /*ref*/MILTNER, Kate M., HIGHFIELD, Tom. Never gonna GIF you up. Analysing the cultural significance of the Animated GIF. Social Media + Society. Jul-Sept – 2017. Sage. 2017. | /*ref*/MONTAÑO, Susan. Plataformas de video: apontamentos para uma ecologia do audiovisual da web na contemporaneidade. Porto Alegre: Sulina. 2015 | /*ref*/ESPRIT 空想 - SUMMER NIGHT. Duração: 2:33 - 3.081.260 visualizações - Disponível em | /*ref*/MAITRO - SNAKE WAY 蛇の道. Duração: 3:07 - 2.569.115 visualizações – Disponível em
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Ícaro Estivalet Raymundo | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 24, n. 40 (2019): DOSSIÊ: A ERA DIGITAL: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, DA EMPATIA E OS MEIOS-MÍDIA NA ARTE | 2179-8001
Assuntos
História da Arte, Teoria e Crítica da Arte | Imagem. GIF. Vaporwave. Interface. Tela | Audiovisual, Internet, Novas Mídias
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "avaliado pelos pares", "artigo de convidado"