-
Images of a becoming-animal: between literature and illustration in the tale “Conversa de bois” of Guimarães Rosa||Imágenes de un devenir-animal: entre literatura e ilustración en el cuento “Conversa de bois”, de Guimarães Rosa||Imagens de um devir-animal: entre literatura e ilustração no conto “Conversa de bois”, de Guimarães Rosa
- Voltar
Metadados
Descrição
Having in mind the question “how does becoming establish hybrid relationships between illustration and words in the tale 'Conversa de bois', by Guimarães Rosa”, this article raises reflections on and from a certain indiscernment between visible and sensitive images, both emanating mentally from the text and accompanying it as literary visible illustration. Based on the background built upon the concepts suggested by Krauss and Bellour on expanded field and hybrid relations between image and literature, we propose reflections which are triggered by some apprehensions on the theme, in a sort of daydream dynamic that evokes and relates images to understand a becoming-word and a becoming-writer-sorcerer. The imaginary on the sorcerer and the ox are also interpretative keys that relate the Rosian tale and the book itself as an object to the concepts of witchcraft and becoming-animal, by Deleuze and Guattari.
||Guiándose por la pregunta “¿cómo el devenir establece la relación híbrida entre ilustración y palabra en el cuento ‘Conversa de bois’ de Guimarães Rosa?”, este artículo plantea reflexiones sobre y a partir del no discernimiento entre imágenes sensibles y visibles, que tanto emanan mentalmente del texto cuanto lo acompañan como ilustración literaria visible. Basado en los conceptos de Krauss y Bellour sobre campo expandido y relaciones híbridas entre imagen y literatura, aquí se desarrolla una caminada por algunos pensamientos sobre el tema, en un devaneo que evoca y relaciona imágenes para comprender un devenir-palabra y un devenir-escritor-hechicero sumergidos en aura de misterio. Así, el imaginario de hechicero y del buey son, también, claves interpretativas que relacionan el cuento y el libro como objeto a los conceptos de hechicería y devenir-animal, de Deleuze y Guattari.
||
||
||
||Tendo em vista o questionamento “como o devir estabelece a relação híbrida entre ilustração e palavra no conto ‘Conversa de bois’, de Guimarães Rosa”, este artigo levanta reflexões sobre e a partir de certo indiscernimento entre imagens sensíveis e visíveis, que tanto emanam mentalmente do texto quanto o acompanham como ilustração literária visível. Com plano de fundo tecido por meio dos conceitos de Krauss e Bellour sobre campo expandido e relações híbridas entre imagem e literatura, aqui se desencadeia uma caminhada por algumas apreensões sobre o tema, em um devaneio que evoca e relaciona imagens para entender um devir-palavra e um devir-escritor-feiticeiro submersos em uma aura de mistério. O imaginário de feiticeiro e as simbologias do boi, são, também, chaves interpretativas que relacionam o conto e o livro rosiano como objeto aos conceitos de feitiçaria e devir-animal, de Deleuze e Guattari.
||
ISSN
2178-802X
Autor
Pereira de Freitas, Gabriela | Novakoski Carvalho, Rhaysa
Data
18 de maio de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/48839 | 10.22409/rmc.v15i2.48839
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Revista Mídia e Cotidiano
Fonte
Revista Mídia e Cotidiano; v. 15 n. 2: A imagem e seus diálogos: linguagens, deslizamentos e insurgências; 75-98 | 2178-602X | 10.22409/rmc.v15i2
Assuntos
devenir | ilustración | imagen | Guimarães Rosa | becoming-animal | illustration | image | Guimarães Rosa | devir | ilustração | imagem | Guimarães Rosa
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion