-
Image’s reversibility and the definition of poetry||La reversibilidad de la imagen Y la definición de poesía||A reversibilidade da imagem e a definição da poesia
- Voltar
Metadados
Descrição
In discussing the origin, the meaning and the translation of the central notion in the research by Iuri Tynianov, namely, the oscillating traces, the article seeks to insist on the relation between the definition of poetry and the image of reversibility. Bringing echoes of German romanticism and trying to draw up the paradoxes of its own time, Tynianov’s theory indeed demonstrated a great concern with the vocabulary used to describe the dynamic form of the literary text and its dynamic inscription into the fields of knowledge. Enthusiast of experiment and of the contradiction’s creative potential, Tynianov hesitated between organic metaphors inherited from the romanticism and the spatial ones inspired by the literature of the beginning of the XX century as well as by the pós-Cézannean painting. Struggling for the enhancement of the discourse of the literary theory, Tynianov’s investigations found developments in researches by Julia Kristeva, among others who insisted on the subversion of the space vision in terms of a neutral recipient or a medium of separation, looking for its comprehension in relation to text with its anguishing unfoldings provoked by the experience of loss.||Discutir el origen, significado y traducción de la noción central de búsqueda formalista de Yuri Tynianov, a saber, que de la demanda oscilante, pruebas que vinculen a la definición de la poesía con la imagen de reversibilidad. Trayendo importantes ecos del romanticismo alemán y busca elaborar las paradojas de esto, la teoría de Tynianov demostró gran preocupación con el vocabulario utilizado para describir la forma dinámica y su entrada dentro de las áreas de la dinámica Saber. Experimento y entusiasta del potencial creativo de la paradoja, el autor dudó entre imágenes orgánicas heredadas del vocabulario romántico y espaciales imaginario inspirado por tanto la literatura producida a principios del siglo XX en cuanto a pintura pós-cézanneana. Para mejorar el discurso de la teoría literaria, su esfuerzo teórico encontrado desarrollos relevantes en la obra de Julia Kristeva (entre otros), que insistió en ver la subversión del espacio en términos de un contenedor neutro, o de un medio de separación, para ocuparse de la relación entre el texto y el espacio, invertida los acontecimientos angustiantes causados por la experiencia de pérdida.||Ao discutir a origem, a acepção e a tradução da noção central da pesquisa formalista de Iuri Tynianov, a saber, a dos indícios oscilantes, o trabalho procura relacionar a definição da poesia com a imagem da reversibilidade. Trazendo importantes ecos do romantismo alemão e procurando elaborar os paradoxos do presente, a teoria de Tynianov demonstrou uma grande preocupação com o vocabulário utilizado para a descrição da forma dinâmica e de sua inscrição dinâmica dentro dos âmbitos do saber. Entusiasta do experimento e do potencial criativo do paradoxo, o autor hesitou entre as imagens orgânicas herdadas do vocabulário romântico e as imagens espaciais inspiradas tanto pela literatura produzida no início do século XX quanto pela pintura pós-cézanneana. Voltado para o aprimoramento do discurso da teoria da literatura, seu esforço teórico encontrou desenvolvimentos relevantes no trabalho de Julia Kristeva (entre outros), que insistiu na subversão da visão do espaço em termos de um recipiente neutro, ou de um meio de separação, procurando debruçar-se sobre a relação entre o texto e o espaço, investidos pelos angustiantes desdobramentos causados pela experiência da perda.
ISSN
0103-183X
Periódico
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Kempinska, Olga
Data
24 de junho de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8653596 | 10.20396/remate.v39i1.8653596
Idioma
Fonte
Remate de Males; Vol. 39 No. 1 (2019): Dossier: Literature and the arts after the iconic turn; 321-336 | Remate de Males; Vol. 39 Núm. 1 (2019): Dossiê: La literatura y las artes después del giro icónico; 321-336 | Remate de Males; v. 39 n. 1 (2019): Dossiê: A literatura e as artes depois da virada icônica; 321-336 | 2316-5758
Assuntos
Image | Oscillating traces | Poetry. | Imagen | Indicaciones flotantes | Poesía. | Imagem | Indícios flutuantes | Poesia.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa teórica | Theoretical research | Investigación teórica