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Imaginar o futuro em um mundo globalizante: paisagens transnacionais dos discursos do modernismo e das políticas da memória
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Metadados
Descrição
Esta resenha busca apresentar ao leitor brasileiro a obra Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória, uma coletânea de ensaios de autoria do crítico literário e cultural Andreas Huyssen. Nesta obra, o autor aproxima duas temáticas centrais em suas pesquisas: as consequências do modernismo na obra de alguns artistas contemporâneos e as políticas da memória, do esquecimento e dos direitos humanos. Estabelecendo trânsitos entre essas temáticas, a afinidade entre os diferentes capítulos do livro é construída em torno da problematização da memória em contextos transnacionais, buscando interpretar geografias alternativas que incluem, além da Alemanha e dos Estados Unidos, a América Latina, a Ásia e a África. Embora não circunscrita no interior dos limites do campo da História, a obra de Andreas Huyssen tem sido fundamental para pensar a prática historiadora, especialmente em relação à História do Tempo Presente. As análises elaboradas pelo autor nos convidam a pensar as imbricações entre temporalidades e espacialidades no presente vivido, em uma reflexão sobre as maneiras como no presente se articulam passado e futuro, global e local.
ISSN
1983-201X
Periódico
Autor
Machado, Diego Finder
Data
26 de maio de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/57620 | 10.22456/1983-201X.57620
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/57620/41432 | /*ref*/APPADURAI, Arjun. Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias. Lisboa: Teorema, 2004. | /*ref*/BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. revista. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras escolhidas v. 1). | /*ref*/HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. | /*ref*/HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. | /*ref*/HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto; Museu de Arte do Rio, 2014. (Coleção ArteFíssil). | /*ref*/HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. | /*ref*/KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio, 2006. | /*ref*/NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993. | /*ref*/POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989. | /*ref*/RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: UNICAMP, 2007.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Anos 90
Fonte
Anos 90; v. 23, n. 44 (2016); 371-379 | Anos 90; v. 23, n. 44 (2016); 371-379 | 1983-201X | 0104-236X
Assuntos
História | Modernismo; Políticas da memória; Ética do esquecimento; Direitos humanos | História; Memória; Política; Estética
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | resenha, livros, review