-
Imaginary, subjectivity and technology in teacher training in the visual arts||Imaginário, subjetividade e tecnologia na formação docente em artes visuais
- Voltar
Metadados
Descrição
The influence and impact of technological development on people of the 21st century attest to the importance of discussions on the subject in education. Mainly supported in Gilbert Durand and Felix Guattari, the article problematizes the changes operated in the visual order, processed in the technical games that originate images, their reverberations in subjectivities and education processes, putting in game the perceptual mechanisms and the involvement of the spectators in the field of exchange constituted by the images. Therefore, the text aims to reflect about the impact of technology on life in society and the fundamental role of education, not only as a possibility of capacity to technical practices, but mainly in the use of new media in expressive and reflexive activities, of subjectivity||A influência e o impacto do desenvolvimento tecnológico sobre as pessoas do século XXI atestam a importância de discussões versando sobre o assunto no âmbito da educação. Amparado principalmente em Gilbert Durand e Félix Guattari, o artigo problematiza as mudanças operadas na ordem visual, processadas nos jogos técnicos que originam as imagens, suas reverberações nas subjetividades e os processos educativos, colocando em jogo os mecanismos perceptivos e o envolvimento dos espectadores no campo de intercâmbio constituído pelas imagens. Sendo assim, o texto visa refletir sobre o impacto da tecnologia sobre a vida em sociedade e o papel fundamental da educação, não somente como possibilidade de capacitação a práticas técnicas, mas, principalmente, como utilização dos novos meios em atividades expressivas e reflexivas, de produção de subjetividade, abordando práticas pedagógicas vinculadas à formação docente em Artes Visuais e seus resultados.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Brandão, Cláudia Mariza Mattos | Azevedo, Cláudio Tarouco de
Data
30 de abril de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/90734 | 10.22456/2357-9854.90734
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/90734/52704 | /*ref*/BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009. | /*ref*/BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos. Entre photos, graphias, imaginários e memórias: a (re)invenção do ser professor. 2012. 154f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/bitstream/123456789/1678/1/Claudia%20Mariza%20Mattos%20Brandao_Tese.pdf | /*ref*/COUCHOT, Edmont. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. | /*ref*/DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2000. | /*ref*/FERRARA, Lucrécia D’Aléssio. Leitura sem palavras. São Paulo, Ática, 2002. | /*ref*/GUATTARI, Félix. Caosmose. São Paulo: Ed. 34, 1992. | /*ref*/GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1993a. | /*ref*/GUATTARI, Félix. Da produção de subjetividade. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993b. cap. 16, p. 177-191. | /*ref*/GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2005. | /*ref*/LÓPEZ Quintás, Alfonso. Estética. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992. | /*ref*/MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 2003. | /*ref*/MEIRA, Marly Ribeiro. Educação estética, arte e cultura do cotidiano. In.: PILLAR, Analice Dutra (org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2006. | /*ref*/NEBOT, Joaquín Rodriguez. Multiplicidad y subjetividad. Montevideo: Nordan Comunidad, 1994. | /*ref*/OKAMOTO, Jun. Percepção ambiental e comportamento. São Paulo: Plêiade, 1999. | /*ref*/RESTANY, Pierre. O manifesto do Rio Negro. Alto Rio Negro, 3 de agosto em 1978. Disponível em: https://www.ufmg.br/revistaufmg/downloads/21/13_pag260a277_fabriciofernandino_franskrajcberg.pdf Acesso em: 28 jan. 2019. | /*ref*/ROLNIK, Suely. Uma insólita viagem à subjetividade: fronteiras com a ética e a cultura, s/d. Disponível em: http://caosmose.net/suelyrolnik/pdf/subjeticabourdieu.pdf Acesso em: 13 jan. 2019. | /*ref*/SILVA, Juremir Machado da. As tecnologias do imaginário. 2ª ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 6, n. 1 (2019): Artes visuais e tecnologias na educação: história e contemporaneidade | Revista GEARTE; v. 6, n. 1 (2019): Artes visuais e tecnologias na educação: história e contemporaneidade | 2357-9854
Assuntos
Visual Arts. Contemporary Technologies. Imaginary. Subjectivity. Teacher Training. | Artes Visuais. Tecnologias Contemporâneas. Imaginário. Subjetividade. Formação Docente.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion