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Impasses do federalismo na educação estadunidense: currículos de história na berlinda (1980-1990)
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Metadados
Descrição
O relatório federal A Nation at Risk, editado pelo governo federal dos Estados Unidos da América em 1983, alarmou o país ao apontar uma profunda crise na educação estadunidense. O documento indicava muitos problemas nos currículos e programas estaduais, acusados de se tornarem generalistas, pouco instrutivos. Entre estudiosos e políticos, ganhava terreno a ideia da elaboração de parâmetros curriculares nacionais relativos a todas disciplinas e saberes escolares vigentes nos EUA, a fim de nortear professores e estudantes rumo à excelência. Nesse sentido, o presente artigo analisa as tentativas de centralização dos currículos de História ocorridas nos Estados Unidos da América entre as décadas de 1980 e 1990, expressas em documentos como Building a History Curriculum (1988) e National Standards for History (1996). Assim, se evidencia como os discursos políticos engendrados nos E.U.A. à época tiveram impactos decisivos sobre as prescrições atinentes aos saberes históricos a serem ensinados no país, as quais perfaziam um movimento pendular entre o patriotismo e o multiculturalismo.
Abstract
Impasses of federalism in american education: history curricula on the spot (1980-1990)
The federal report A Nation at Risk, edited by the federal government of the United States of America (1983), alarmed the country by pointing out a education deep crisis. That document pointed to many problems in state curricula and programs, therefore accused of becoming too generalist, uninstructive. Among scholars and politicians, became powerful the idea of designing national standards for all of the school subjects of the USA, which should be seen as guidelines for teachers and students towards excellence. So, the present article analyzes the attempts to design national History curricula in the United States of America between the 1980s and 1990s, such as Building a History Curriculum (1988) and National Standards for History (1996), emphasizing the way the political discourses engendered in the United States of America had crucial impacts on the recommendations in regards to the teaching of history – from patriotism to multiculturalism, as in a pendulum movement.
ISSN
2177-2940
Periódico
Autor
Ferronato, Cristiano | Nascimento, Maíra Ielena Cerqueira
Data
16 de setembro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Diálogos
Fonte
Diálogos; v. 21 n. 2 (2017): Memórias, trajetórias e biografias; 85 - 98 | 2177-2940 | 1415-9945
Assuntos
Centralização da Educação | Ensino de História | Comissão Bradley | Parâmetros Curriculares Nacionais de História | Estados Unidos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion