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Implicações políticas, didáticas e culturais do ensino-aprendizagem do FOS para os estudantes dos cursos de Relações Internacionais na Paraíba
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Metadados
Descrição
O lugar que ocupa a Língua Francesa nas relações internacionais a torna uma língua que faz parte da diplomacia, do mercado de trabalho e de algumas das mais importantes organizações internacionais, a exemplo da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia (UE). Por quase duzentos anos, o francês foi a língua da diplomacia ocidental. O Tratado de Rastatt foi o primeiro a ser redigido em francês, no lugar do latim, em 1714 (AUTRAND; BÉLY; CONTAMINE, 2007). Posteriormente, especialmente entre o final do século XVII e o início do século XX, o francês cedeu espaço para a língua inglesa, sem perder, no entanto, o seu status jurídico e formal (HOHENECKER, 2012). Assim, o ensino-aprendizagem da Língua Francesa para estudantes brasileiros que se dedicam à área das Relações Internacionais deve ser pensado de modo particular, se inserindo na modalidade Français sur Objectif Spécifique – FOS. Diante dessa particularidade, não há muitas pesquisas que visem a delinear as necessidades e o formato de um curso voltado para esse fim. Desse modo, através de uma pesquisa de natureza bibliográfica (GIL, 2008), objetivamos refletir sobre as implicações do ensino-aprendizagem do FOS, focando nos aspectos políticos, didáticos e culturais, para os estudantes do curso de Relações Internacionais(RI) na Paraíba, tomando por base os estudos de Spolsky (2004, 2009, 2012), que discute sobre as implicações das Políticas Linguísticas (PL) e a noção de Ideologias Linguísticas (IL) de Del Valle (2007). Também nos baseamos em estudos de Parpette e Mangiante (2016) acerca do FOS. As reflexões aqui desenvolvidas oferecem uma proposta específica para as aulas de francês para o público do curso de RI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
ISSN
2317-2347
Periódico
Colaboradores
UFCG
Autor
Koffmann, Rossana Souto Lima | da Silva, Maria Rennally Soares
Data
30 de novembro de 2020
Formato
Identificador
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1954 | 10.35572/rlr.v9i5.1954
Relação
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1954/1344 | http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1954/1345 | http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/downloadSuppFile/1954/835 | http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/downloadSuppFile/1954/836
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Revista Letras Raras | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Letras Raras; v. 9 (2020): Édition Spéciale: Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives; Port. 108-128 / Fr. 105-126 | Revista Letras Raras; v. 9 (2020): Édition Spéciale: Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives; Port. 108-128 / Fr. 105-126 | 2317-2347 | 10.35572/rlr.v9i5
Assuntos
Linguística Aplicada; Letras; | Políticas linguísticas; Relações Internacionais; Francês para Objetivos Específicos.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion