-
INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE ESCOLAS DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente estudo é uma pesquisa qualiquantitativa realizada em um município da região norte de Minas Gerais. A amostra foi composta por seis escolas do nível infantil e fundamental I, divididas entre escolas estaduais e municipais. O objetivo geral do trabalho é verificar se as gestões das escolas se sentem preparadas de forma a acolher e incluir as pessoas com deficiência (PD) em suas instituições. Para isso, buscamos verificar a presença e o número de PD matriculados nas escolas do município, relatar as deficiências citadas e apresentar aspectos relacionados à educação desses alunos, como a oferta do Atendimento Educacional Especializado- AEE e ao processo de inclusão escolar, por meio das Dimensões da Acessibilidade para a Inclusão (DAPI) de acordo com a realidade das escolas do município estudado. O atual contexto do município estudado é condizente com a opinião dos gestores, visto que nenhum gestor considerou sua escola como preparada (de acordo com suas concepções) de forma a acolher e incluir as PD. As questões relacionadas às DAPI revelam uma realidade gritante em relação às escolas estudadas, apresentando na maioria dos casos estruturas físicas precárias e falta de ações eficientes nos campos: instrumental, comunicacional e em relação à realização de adaptações curriculares e ao oferecimento do AEE previsto em lei.
ISSN
2238-4979
Autor
Cruz, Vandilson Pereira; Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - campus muzambinho. | Araújo, Leandro Donizete; Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - campus muzambinho. | Sabino Kawashita, Ieda Mayumi; Mestranda em educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda.
Data
19 de janeiro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 15, n. 2 (2014): Plures Humanidades
Assuntos
Educação; Ensino; inclusão escolar. | Palavras-chave: Inclusão escolar, acessibilidade, deficiência, educação.