-
Indicadores de desempenho: um modelo para avaliação em hotel
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho trata da identificação das tendências de alguns indicadores de um hotel, conforme modelo
proposto por Zilber e Fischmann. A fundamentação teórica está embasada em trabalhos de autores, como
Harland (1996), Castelli (2003), Vallen e Vallen (2003) e Walker (1999), que tratam dos temas relacionados à
‘hotelaria e sua cadeia de valores’; Whittington (2002) e Abell (1995) que tratam do ‘planejamento estratégico’;
Kaplan e Norton (1997) e Young (2003) que discutem o tema ‘indicadores de desempenho’ e Pring (1999) e
Zilber e Fischmann (2002 e 2001) que tratam da ‘média móvel’. Foi realizada uma pesquisa exploratória em
um hotel do interior de São Paulo. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental, no período
compreendido entre 2002 e 2004 e, para o tratamento dos dados, foi utilizada a ‘média móvel aritmética’. Os
resultados evidenciaram que o modelo tem capacidade de demonstrar a tendência do desempenho da empresa
e de subsidiar o acompanhamento e a redefinição do processo de planejamento estratégico da organização.
Palavras-chave: Indicadores; Desempenho, Hotel.||This paper is about the identification of the trends of some hotel indicators, according to a model proposed by
Zilber and Fischmann. The theoretical fundamentation is based on authors such as Harland (1996), Castelli
(2003), Vallen and Vallen (2003) and Walker (1999), regarding ‘hotelling and its value chain’; Whittington
(2002) and Abell (1995), regarding ‘strategic planning’; Kaplan e Norton (1997) and Young (2003) regarding
‘performance indicators’ and Pring (1999) and Zilber e Fischmann (2002 e 2001) regarding ‘moving average’.
An exploratory research was carried out in a hotel in the countryside of the state of São Paulo, Brazil. The data
collection was performed by means of a documented analysis bewteen 2002 and 2004 and, for the handling of
the data, the ‘arithmetic moving average’ was used. The results evidenced that the model is able to demonstrate
the company’s performance trend and to subsidize the follow-up and the redefinition of the strategic planning
process of the organization.
Keywords: Indicators; Performance; Hotel.
ISSN
1809-614X
Autor
Moysés, Gerson Luis Russo | Zilber, Moisés Ari
Data
1 de julho de 2006
Formato
Identificador
https://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/90 | 10.15675/gepros.v0i2.90
Idioma
Fonte
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2006); Pag. 75 | 1984-2430
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion