-
Individual microentrepreneur and the concept of corporate citizenship||Microemprendedor individual y el concepto de ciudadanía empresarial||Microempreendedor individual e a noção de cidadania empresarial
- Voltar
Metadados
Descrição
In this article, I carry out an analysis of media and institutional discourses about the individual microentrepreneur (MEI) with the objective of thinking about the concept of corporate citizenship, constantly used in the promotion of this figure. Using a theoretical framework derived mainly from sociology and cultural studies, I reflect on the transformations of the concept of citizenship in a neoliberal scenario. Moving away from a traditional conception, according to which citizenship is thought in collective and inclusive terms, I suggest that the notion of corporate citizenship is based on individualistic values, using the notion of merit to justify its restricted access.||En este artículo realizo un análisis de los discursos mediáticos e institucionales sobre el microempresario individual (MEI) con el objetivo de reflexionar sobre el concepto de ciudadanía corporativa, utilizado constantemente en la promoción de esta figura. Utilizando un marco teórico derivado principalmente de la sociología y los estudios culturales, reflexiono sobre las transformaciones del concepto de ciudadanía en un escenario neoliberal. Alejándonos de una concepción tradicional, según la cual la ciudadanía se piensa en términos colectivos e inclusivos, sugiero que la noción de ciudadanía corporativa se basa en valores individualistas, utilizando la noción de mérito para justificar su acceso restringido.||Neste artigo, realizo uma análise de discursos midiáticos e institucionais sobre o microempreendedor individual (MEI) com o objetivo de pensar no conceito de cidadania empresarial, constantemente usado na promoção desta figura. Recorrendo a um referencial teórico proveniente sobretudo das ciências sociais e dos estudos culturais, reflito sobre as transformações do conceito de cidadania em um cenário neoliberal. Distanciando-se de uma concepção tradicional, segundo a qual a cidadania é pensada em termos coletivos e inclusivos, sugiro que a noção de cidadania empresarial se fundamenta sobre valores individualistas, recorrendo à noção de mérito para justificar seu restrito acesso.
ISSN
2178-802X
Autor
Salgado, Julia
Data
19 de janeiro de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/46319 | 10.22409/rmc.v15i1.46319
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Revista Mídia e Cotidiano
Fonte
Revista Mídia e Cotidiano; v. 15 n. 1 (2021): Do enlace sertanejo-política ao empreendedorismo: definitivamente, o mundo midiático não é plano!; 192-212 | 2178-602X | 10.22409/rmc.v15i1
Assuntos
MEI | Cidadania empresarial | Discursos midiáticos | Subjetividade | Mérito. | MEI | Ciudadanía corporativa | Discurso de los medios | Subjetividad | Mérito | MEI | Corporate citizenship | Media discourse | Subjectivity | Merit
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion