-
Influência da Educação Física Adaptada inclusiva no desenvolvimento global de uma criança com deficiências multiplas durante três anos
- Voltar
Metadados
Descrição
Objetivo: analisar, durante três anos, as adequações necessárias, as interações sociais e o tempo de engajamento de uma criança com encefalopatia crônica não evolutiva e surdez profunda em aulas de Educação Física Adaptada (AMA/CDS/UFSC). Método: pesquisa longitudinal, em que as aulas foram filmadas e ocorreram em dois encontros semanais com uma hora de duração. Foram ministradas 149 aulas, durante os três anos, sendo seis selecionadas intencionalmente (duas por ano). Para coleta de dados, realizou-se registro cursivo através das filmagens, com especial atenção nas matrizes de análises: a) Tempos das aulas (total, transição, de atividades); b) Tempos de engajamento aluno (desperdício, fora de foco, engajamento); c) Adequações necessárias; d) Interações sociais. Realizou-se análise quantitativa e qualitativa. Resultados: os tempos das aulas variaram, ocorrendo 10 minutos de diferença entre as aulas, com maior e menor duração. As aulas com grandes períodos de transição reduziram o tempo reservado à realização das atividades. O tempo de engajamento do aluno também variou, pois as atividades propostas e o fornecimento de auxílio implicam seu engajamento. Já, as adequações englobam materiais adaptados ou auxílio pessoal, assim, os profissionais interagem a fim de auxiliá-lo e o aproximam dos seus colegas. Os pares o auxiliaram e motivaram, mas também demonstraram afeto, beijando-o segurando suas mãos. Considerações finais: ao longo dos três anos, observaram-se melhoras motoras e cognitivas. O aluno compreendeu dinâmica de atividades, a partir de repetição e observação. Também passou a expressar vontades com maior facilidade, apontando para pessoas/lugares e manuseando a cadeira de rodas sozinho.
ISSN
2177-4005
Periódico
Autor
Schmitt, Beatriz Dittrich | Zuchetto, Angela Teresinha | Nasser, John Peter
Data
1 de julho de 2016
Formato
Identificador
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7084 | 10.17058/cinergis.v17i1.7084
Idioma
Relação
https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7084/4952 | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/downloadSuppFile/7084/2264 | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/downloadSuppFile/7084/2265 | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/downloadSuppFile/7084/2266 | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/downloadSuppFile/7084/2285
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Cinergis
Fonte
Cinergis; v. 17, n. 1 (2016) | 2177-4005
Assuntos
Criança com Deficiência; Educação Física; Desenvolvimento Infantil.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion