-
Inserção de tecnologias digitais nas práticas avaliativas: uma leitura semiótica da plataforma educacional Additio
- Voltar
Metadados
Descrição
Among the pedagogical practices common to the school environment and technological changes, we selected for this work the evaluation of learning and the digital tools used as facilitators of the evaluation process. The main objective of the article is to bring important reflections on the evaluation. Initially, we bring conceptualized conceptions about evaluation, assigning a semiotic bias to the term. The last theoretical discussions that formulate on several types of evaluation are also the subject of this article and can be corroborated with the theoretical propositions of several theorists of education. The specific objective is to analyze semiotically the interface of the educational platform Additio, a school management tool that allows the insertion of several types of evaluation through its system of rubrics. The theoretical tool chosen for this analysis is the discursive and plastic semiotics of the greimasian line. First, we look at the expression plane and present the platform, its interface and analyze its user spaces, such as: login page, home page, internal student enrollment systems, grades and assessments. Next, we show how the subject and platform interaction happens, specially the modal arrangements of the content plane. Finally, the results show how the digital tools facilitate teacher’s work and the use of diversified assessments.||Dentre as práticas pedagógicas comuns ao ambiente escolar e diante das mudanças tecnológicas, selecionamos para este trabalho a avaliação da aprendizagem e as ferramentas digitais que podem ser usadas como facilitadoras do processo avaliativo. O objetivo geral do artigo é trazer reflexões importantes sobre a avaliação. Inicialmente, trazemos concepções dicionarizadas sobre avaliação, atribuindo um viés semiótico para o termo. As últimas discussões teóricas que formulam sobre diversos tipos avaliativos também são alvo deste artigo e podem ser corroboradas com as proposições teóricas de diversos teóricos do campo da educação. O objetivo específico do artigo é analisar semioticamente a interface da plataforma educacional Additio, uma ferramenta de gestão escolar que permite a inserção de diversos tipos de avaliação por meio do seu sistema de rubricas. O ferramental teórico escolhido para essa análise é a semiótica discursiva e plástica de linha greimasiana. Primeiro, observamos o plano da expressão e presentamos a plataforma, sua interface e analisamos seus espaços de usuário, tais como: página de login, página inicial, sistemas internos de cadastramento de alunos, notas e avaliações. Em seguida, mostramos como acontece a interação sujeito e plataforma, colocando em evidência os arranjos modais do plano do conteúdo. Os resultados aferidos demonstram como as ferramentas digitais facilitam o fazer pedagógico docente e oportunizam o uso de avaliações diversificadas.
ISSN
2238-8850
Periódico
Autor
Sabina Quintiliano Silvesso, Poliana | Ramos da Silva, Sueli Maria
Data
19 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/65114 | 10.5216/rp.v30i2.65114
Idioma
Fonte
Revista Polyphonía; v. 30 n. 2 (2019): Dossiê Tecnologias digitais e ensino na educação básica; 201-222 | 2238-8850 | 2236-0514
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion