Descrição
Trata-se de uma discussão sobre a presença de homens negros no cenário intelectual brasileiro no período de transição entre o século XIX e o XX. Reflete-se sobre novas perspectivas de compreensão da história da educação brasileira a partir da inclusão de pessoas negras no universo letrado. As trajetórias homens negros na Parahyba do Norte serão discutidas a partir da consulta às fontes primárias e tendo como referência teórica a história social e a história social da educação. Conclui-se sobre a importância de alargar a compreensão sobre as relações raciais entre brancos e negros no Brasil e a inclusão dessa discussão no campo da história da educação.||This article aims to discuss the presence of black men in the Brazilian intellectual scene in the time frame from the mid-19th century to the beginning of the 20th century. It reflects on new perspectives for understanding the History of Brazilian education from the inclusion of black people in the literate universe. The trajectories of black men in Parahyba do Norte will be discussed based on primary sources and taken as theoretical reference the social history and the social history of education. We conclude on the importance of broadening the understanding of race relations between whites and blacks in Brazil and the inclusion of this discussion in the field of the history of education.