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Interação vocal entre bebês e pais durante a rotina da “troca de fraldas”
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Metadados
Descrição
Um projeto de pesquisa-ação, que tem sido realizado na Universidade deBolonha (Itália), aborda a dimensão das rotinas diárias de crianças pequenas(menores de 4 anos), no ambiente familiar (casa) e na creche, durante astrocas de fraldas, alimentação, jogo livre e na hora de dormir. Este artigo temcomo foco o resultado de um estudo-piloto realizado no ambiente familiar, comum bebê de 9 meses e seus pais, durante a rotina da troca de fraldas. Asobservações ocorreram durante duas semanas consecutivas. Para observaras interações das díades vocais (pai-filho, mãe-filho), foi elaborada uma tabelapara análise de dados qualitativos e quantitativos. Foram medidas a frequênciae duração das seguintes variáveis: três tipos de atividades vocais (voz, cantoe vocalização); a presença da alternação de turnos; a presença de imitação/variação. Os resultados das análises demonstraram que o aumento da atividadevocal da criança poderia ter sido causado pelo aumento da alternação de turnosno diálogo; uma maior imitação do adulto nas vocalizações da criança; umaquantidade menor de atividades vocais do adulto; e pela riqueza da qualidadevocal e intencionalidade do adulto. Particularmente na díade pai-filho observousea construção da interação vocal como uma coconstrução ao longo dotempo, como um resultado de corregulação (Fogel, 2000): pai e filho chegam auma sintonia passo a passo, construindo uma série de ações compartilhadasdia após dia, que os permitiu aprender e antecipar gestos vocais e regular suasações em relação às expectativas mútuas. Durante o processo de interaçãovocal, a criança aprende a compartilhar emoções, gestos, sons e ao mesmotempo controlá-los. Os resultados desta pesquisa mostram que as rotinaspodem atuar como estruturas cognitivas e afetivas para ampliar a experiênciamusical das crianças pequenas. No final do artigo, algumas conclusões eimplicações para educação musical são discutidas.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Addessi, Anna Rita; Università di Bologna (Itália)
Data
9 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 20, n. 27 (2012)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion