-
Interaction and Learning with the Resolution of Problems in Distance Education||Interação e Aprendizagem com a Resolução de Problemas na Educação a Distância
- Voltar
Metadados
Descrição
The interaction between educator and student is increasingly sought in the teaching and learning processes, and the active methodologies enable this involvement. The essential characteristics of distance education favor the adoption of methods that promote an active attitude in learning. In this work, the objective was to analyze the potential of the intervention of the application of the active methodology of Problem Based Learning in a distance learning course, implemented from problematic contexts of the students' daily life and with the use of TDIC, on the perspective of the subjects involved. A qualitative and applied research was adopted and, as procedures, bibliographic research and pedagogical intervention, intertwined with field research and participant observation. The results show that the ABRP methodology favored the engagement, interaction, and learning of students and the course participant's condition to create knowledge construction processes reflexively and collaboratively.
Keywords: Active methodologies. Distance education. Problem based learning.||A interação entre educador e educando é cada vez mais buscada nos processos de ensino e aprendizagem e as metodologias ativas possibilitam este envolvimento. As características essenciais da Educação a Distância favorecem a adoção de metodologias que promovem a atitude ativa na aprendizagem. Neste trabalho, pretendeu-se a analisar o potencial da intervenção da aplicação da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas em um curso na modalidade a distância, implementada a partir de contextos problemáticos do quotidiano dos cursistas e com o recurso das TDIC, sobre a ótica dos sujeitos envolvidos. Adotou-se uma pesquisa qualitativa e aplicada e, como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a intervenção pedagógica, entrelaçadas a pesquisa de campo e a observação participante. Os resultados apontam que a metodologia ABRP favoreceu o engajamento, a interação e a aprendizagem dos alunos, bem como a condição do cursista em criar processos de construção de conhecimento, de modo reflexivo e colaborativo.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Educação a distância. Aprendizagem baseada na resolução de problemas.
ISSN
2177-8310
Periódico
Autor
Almeida, Roberta de Sousa | Passos, Marize Lyra Silva
Data
2 de junho de 2021
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 EaD em Foco
Fonte
EaD em Foco; Vol. 11 No. 1 (2021) | EaD em Foco; Vol. 11 Núm. 1 (2021) | EaD em Foco; v. 11 n. 1 (2021) | 2177-8310
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion