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Interpretive Trails for Public Use in Parks: Challenges for Environmental Education||Trilhas Interpretativas para o Uso Público em Parques: desafios para a Educação Ambiental
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Metadados
Descrição
Environmental Education is a dimension of public use in protected areas foreseen for all management categories of the National System of Protected Areas. In this context, Conservation Units need to gain meaning for society and can serve as a locus of actions for the consolidation of Environmental Education Policy. These have the potential to reconnect people from the natural environment with affectivity and reflection and to allow a practical and critical view of society's relations with nature. In addition, Environmental Education, while a social practice can contribute to foster participatory and democratic integration in decisions about its management. The present work aims at the elaboration of Interpretive Trails as pedagogical proposal and Environmental Education tool, based on the activities of environmental awareness and interpretation. Through several stages and based on social research methodology, the work analyzes the elaboration of different interpretative trails made by CIEP-449 Governador Leonel de Moura Brizola Brazil-França high school students, located in Niterói, RJ, in partnership with the Environmental Interdisciplinary Studies Group, of the Rio de Janeiro University. At the first moment of the research, the tracks were divided into different themes, obeying the pedagogical proposal and the curricular base of the school. From the second moment, the work follows with the discussion and elaboration of a new interpretative trail, based on the trails made by the students. The new IT is of the guided type and has a pedagogical approach that seeks interdisciplinarity. The area of study of the research is the trail of Costão de Itacoatiara, inserted in the State Park of Serra da Tiririca, in a neighborhood next to the CIEP. The social context of the class, the different aspects of environmental education and the conflicts involving the Protected Areas were central discussions in this work, as well as the approach of the concepts of environmental interpretation and interpretive trails. With the result, it is possible to analyze the use of interpretive trails in the planning and management of public use in the parks and to verify its effectiveness with conservation strategy and as a pedagogical proposal, based on the sensitization and construction of a critical thinking about socio-environmental issues, minimization of negative impacts of visitation and involvement of students in biodiversity conservation, as well as helping them in the teaching-learning process.||A Educação Ambiental (EA) é uma dimensão do uso público em áreas protegidas prevista para todas as categorias de manejo do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Nesse contexto, as Unidades de Conservação (UC) necessitam ganhar significado para a sociedade e podem servir como locus das ações de consolidação da Política de Educação Ambiental (PEA). Essas têm potencial para reaproximar as pessoas dos ambientes naturais pela afetividade e reflexão e permitir uma visão prática e crítica das relações da sociedade com a natureza. Além disso, a EA, enquanto uma prática social pode contribuir para fomentar a integração participativa e democrática nas decisões sobre a sua gestão. O presente trabalho visa à elaboração de Trilhas Interpretativas (TI) como proposta pedagógica e ferramenta de EA, baseadas nas atividades de sensibilização e Interpretação Ambiental. Através de diversas etapas e baseado em metodologia de pesquisa social, o trabalho analisa a elaboração de diferentes trilhas interpretativas feitas por alunos do Ensino Médio do CIEP-449 Governador Leonel de Moura Brizola Brasil-França, localizado em Niterói, RJ, em parceria com o Grupo de Estudos Interdisciplinares do Ambiente, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). No primeiro momento da pesquisa, as trilhas foram divididas em diferentes temas, obedecendo a proposta pedagógica e a base curricular da escola. A partir do segundo momento, o trabalho segue com a discussão e elaboração de uma nova trilha interpretativa, baseada nas trilhas feitas pelos alunos. A nova TI é do tipo guiada e tem uma abordagem pedagógica que busca a interdisciplinaridade. A área de estudo da pesquisa é a trilha do Costão de Itacoatiara, inserida no Parque Estadual da Serra da Tiririca, em bairro vizinho ao CIEP. O contexto social da turma, as diferentes vertentes da educação ambiental e os conflitos que envolvem as Unidades de Conservação foram discussões centrais neste trabalho, além da abordagem dos conceitos de interpretação ambiental e trilhas interpretativas. Com o resultado, pode-se analisar o uso das TI no planejamento e gestão do uso público nos parques e verificar sua eficácia com estratégia de conservação e como proposta pedagógica, a partir da sensibilização e construção de um pensamento crítico sobre questões socioambientais, minimização de impactos negativos da visitação e envolvimento dos alunos na conservação da biodiversidade, além de os auxiliarem no processo de ensino-aprendizagem.
ISSN
1983-9391
Periódico
Autor
Costa, Priscila Gonçalves | Pimentel, Douglas de Souza | Simon, Alba Valéria Santos | Correia, Amaro Rodrigo
Data
6 de novembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6769 | 10.34024/rbecotur.2019.v12.6769
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur)
Fonte
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 12 No. 5 (2019): novembro/2019-janeiro/2020 | Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 12 Núm. 5 (2019): novembro/2019-janeiro/2020 | Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 12 n. 5 (2019): novembro/2019-janeiro/2020 | 1983-9391
Assuntos
Parque Estadual da Serra da Tiririca | Trilha do Costão de Itacoatiara | Educação Ambiental Crítica | Trilhas Interpretativas | Projeto Político Pedagógico. | Serra da Tiririca State Park | Critical Environmental Education | Interpretive Trails | Pedagogical Political Project
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion