-
Intertextual relations in the Renoir family: like father like son?||Relações intertextuais na família Renoir: tal pai, tal filho?
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper discusses intertextuality, having as an empirical object the relationship between the works of the impressionist painter Pierre-Auguste Renoir and his son, the filmmaker of French poetic realism, Jean Renoir. The data were preferably obtained in the exhibition Renoir Père et Fils, presented at the Musée D’Orsay, in Paris, from November 6, 2018 to January 27, 2019. After revisiting the biography of each of these exponents of art, eight rooms of D’Orsay’s exhibition are briefly analyzed, highlighting the relationship between father and son, as well as extrapolations of these influences, bringing other artists and writers whose works were articulated in the work of Jean Renoir. Finally, some problematizations are presented.||Dans cette article on discute l’intertextualité, objet théorique, à considérer comme l’objet empirique les relations entre les oeuvres du peintre impressionniste Pierre-Auguste Renoir et de son fils, le cinéaste du réalisme poétique français, Jean Renoir. Les donnés ont été obtenu à l’exposition Renoir Père et Fils, présentée au Musée D’Orsay, à Paris, entre le 6 novembre 2018 et le 27 janvier 2019. D’après revoir les biographies de chaque créateur, on analyse rapidement les huit salles de l’exposition, mettre en évidence les relations entre père et fils et aussi de Jean avec des amies de Pierre-Auguste et d’autres artistes et écrivains de ce temps là. Finalement, on propose quelques questions.||Neste artigo discute-se a intertextualidade, objeto teórico, tendo como objeto empírico a relação entre as obras do pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir e as de seu filho, o cineasta do realismo poético francês, Jean Renoir. Os dados foram preferencialmente obtidos na exposição Renoir Père et Fils, apresentada no Musée D’Orsay, em Paris, de 6 de novembro de 2018 a 27 de janeiro de 2019. Após revisitar a biografia de cada um desses expoentes da arte, foram analisadas brevemente as oito salas da mostra do D’Orsay, destacando as relações entre pai e filho, bem como as extrapolações dessas influências, trazendo outros artistas e escritores cujas obras foram articuladas na obra de Jean Renoir. Por fim, são apresentadas algumas problematizações.
ISSN
2357-9978
Periódico
Autor
Ramalho e Oliveira, Sandra Regina
Data
26 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17386 | 10.36025/arj.v7i1.17386
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Sandra Regina Ramalho e Oliveira (Autor) | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes; Vol 7 No 1 (2020): Multidisciplinary Perspectives in the Field of Art; Articles | ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes; v. 7 n. 1 (2020): Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte; Artigos | 2357-9978 | 10.36025/arj.v7i1
Assuntos
Intertextuality | Painting | Cinematography | Pierre-Auguste Renoir | Jean Renoir | Image reading | Intertextualité | Peinture | Cinéma | Pierre-Auguste Renoir | Jean Renoir | Lecture d’images | Intertextualidade | Pintura | Cinema | Pierre-Auguste Renoir | Jean Renoir | Leitura de imagens
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Peer-reviewed article | Avaliado pelos pares