-
Inventar, emocionar e afetar
- Voltar
Metadados
Descrição
O texto apresenta o envolvimento de artistas, designers, cientistas computacionais, no desenvolvimento da pesquisa no Brasil, que tem por meta inventar, emocionar e afetar o próximo e seu ambiente, desde os anos 1980, até os dias atuais. Os projetos descritos encontram ressonância nas pesquisas transversais aproximando diferentes campos do saber universal e local, como a arte, o design, a computação, as propostas biotecnológicas e emergentes. Os trabalhos apresentam discurso relativo a uma arte que se situa numa fronteira entre o material e o imaterial, com componentes de um ecossistema orgânico-maquínico.Abstract The text presents the involvement of artists, designers, and computer scientists in the development of research in Brazil, whose goal is to invent, emotionalize and affect the environment and its environment, from the 1980s to the present day. The projects described find resonance in transversal research approaching different fields of universal and local knowledge, such as art, design, computing, biotechnological and emerging proposals. The works present a discourse related to an art that is located at a border between the material and the immaterial, with components of an organic-machinic ecosystem.
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Venturelli, Suzete
Data
27 de abril de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/92262 | 10.22456/2179-8001.92262
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/92262/52682 | /*ref*/JONES, Caroline. Sensorium : Embioded Experience, Thechnology and Contemporary Art, Cambridge (Mass), MIT Press, List Visual Arts Center, 2006. | /*ref*/HEGEL, G.W.F. La Phénoménologie de l`esprit. Disponível em: http://www.prepagrandnoumea.net/hec2015/TEXTES/HEGEL%20Phenomenologie%20de%20l%20esprit%20Tome%201.pdf. Acessado em 15 de janeiro de 2017. | /*ref*/LE BRETON, David. La Saveur du monde. Une anthropologie des sens, Edition Métailié, 16 Février 2006. | /*ref*/RANCIÈRE, Jacques. Le spectateur émancipé, Paris, La Fabrique Éditions, 2008. | /*ref*/RENAUD, Alain. L’interface informationnelle ou le sensible au sens de l’intelligible. IN: Louise Poissant (org.), Esthétique des arts médiatiques : Interfaces et sensorialité. , Saint Etienne, Publications de l’université, 2003.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Suzete Venturelli | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 24, n. 40 (2019): DOSSIÊ: A ERA DIGITAL: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, DA EMPATIA E OS MEIOS-MÍDIA NA ARTE | 2179-8001
Assuntos
Artes; Artes Visuais; história da arte; teoria e crítica de arte; arte contemporânea; | Arte computacional. Pesquisa em arte. Inventar. Emocionar. Afetar | Tecnologia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion