Descrição
A História e Filosofia da Ciência (HFC) exercem papel fundamental na aprendizagem das teorias científicas e nos debates de cunho científico no ambiente escolar, no que diz respeito às raízes do conhecimento. Nesse sentido, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Física (GEPEF) do IFRN Campus Caicó, através de pesquisa aplicada por alguns de seus membros, realizou o presente estudo, objetivando investigar a inserção de tópicos de HFC nas aulas dos docentes de ciências (Física, Química e Biologia) do ensino médio e integrado ao técnico do IFRN – Campus Caicó. A pesquisa propôs a fazer um estudo por meio da aplicação de um questionário adaptado de Martins (2006) pelo GEPEF do IFRN - Campus Caicó, procurando destacar e diagnosticar se estes professores fazem a utilização da HFC em suas aulas, priorizando proporcionar aos alunos o conhecimento de como se chegou e de onde partiram tais conteúdos ensinados em sala de aula, além do papel do docente e suas perspectivas diante deste processo de ensino-aprendizagem. A maioria dos docentes relatou que já utilizou em suas aulas a inserção de tópicos de HFC, mesmo que em muito dos casos de maneira introdutória aos conteúdos expostos, demonstrando um significativo interesse em estudar e trabalhar HFC com o alunado. Por fim, observou-se que as escolas hoje no Brasil preocupam-se mais com exames de seleção para o ingresso ao ensino superior, como por exemplo, o Enem, tornando a carga horária dessas disciplinas pequena, dificultando de uma forma geral a introdução da HFC nas aulas de Ciências.