-
Isto não é um cachimbo: reflexões acerca da fabricação de verdades sobre objeto e sujeitos de pesquisa em Educação.
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo tem como objetivo levar o pesquisador em Educação a se questionar sobre os desafios dos contextos de leitura e de escrita de uma pesquisa diante das questões envolvendo o rigor acadêmico, a cegueira epistemológica e o reconhecimento do saberes/fazeres/valores e emoções contra-hegemônicos. Para refletir sobre a estreita relação entre objeto de pesquisa, o pesquisador e sua busca em retratar, explicar e afirmar uma realidade, articulamos os elementos da obra La Trahison des Images (A traição das Imagens-1928) de René Magritte, as análises de Michel Foucault sobre linguagem e representação a partir dessa obra, e os fundamentos da pesquisa-ação. Nessa interface, o exercício do pesquisador parece ser de “representar” através do discurso, o seu objeto de pesquisa, sem muitas vezes perceber que o que ele de fato faz é produzir uma noção particular daquele objeto, mas, que não é em si o objeto. Buscamos problematizar as formas de “produzir” objetos e sujeitos de pesquisa, para assim refletirmos sobre a importância do inquestionável em pesquisa educação, os desafios dos contextos de escrita e de leitura de uma pesquisa aplicada à educação, balizadas pelas ética em pesquisa e pela superação da cegueira epistemológica. Assim, os apontamentos mais significativos deste artigo giram em torno da “verdade”, colocando em questão o pesquisador que assume autoritariamente a objetividade e o rigor científico para impor “suas” verdades, permeando as pesquisas aplicadas à educação e as constituindo como respostas únicas e inquestionáveis para os problemas investigados.
ISSN
2238-1279
Autor
Doriele Andrade Duvernoy; Universidade de Pernambuco
Data
25 de julho de 2018
Formato
Idioma
Relação
http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/4731/17439 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/4731/17440 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/4731/17441 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/4731/17442 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/4731/18451 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/4731/18461
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 39 (2018); 179-195
Tipo
Avaliado por Pares