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Iterations of cinema in films about journalists||Iteraciones del cine en películas sobre periodistas||Iterações do cinema em filmes sobre jornalistas
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Metadados
Descrição
The article questions a lode of cinema studies that reclaims that the filmography about the world of work of journalists must be apprehended as a media criticism instrument. Taking by reference two recent American productions acclaimed at international festivals, Spotlight (2015) and Nightcrawler (2014), the text invests in an analysis of the aesthetics and narrative components of this movies, highlighting the intertextual plot that they weave with other movies of this genre and how this dialogue leads them to reverberate an imaginary of idealization of liberal press that was historically fomented by own cinema – and which does not necessarily translate the dilemmas that journalism experiences nowadays.||El articulo cuestiona un filón de estudios del cine os cuales reivindican que la filmografía acerca del mundo del trabajo de los periodistas debe ser comprendida como instrumento de crítica del medios. Tomando por referencia dos producciones estadounidenses recientes aclamadas en los festivales internacionales, Spotlight (2015) y Nightcrawler (2014), el texto invierte en un análisis de los componentes estéticos y narrativos de las obras, evidenciando la trama intertextual que ellas traman con otros filmes del género, y como esta interlocución conduce ellos a reverberar un imaginario de idealización de la prensa liberal que fue históricamente fomentado por el cine mismo – y que no necesariamente traduce los dilemas que el periodismo vivencia contemporáneamente.||O artigo questiona um filão dos estudos de cinema que reivindica que a filmografia sobre o mundo do trabalho dos jornalistas deve ser compreendida como instrumento de crítica da mídia. Tomando por referências duas produções estadunidenses recentes aclamadas em festivais internacionais, Spotlight (2015) e O Abutre (2014), o texto investe em uma análise dos componentes estéticos e narrativos das obras, evidenciando a trama intertextual que elas tecem com outros filmes do gênero e como esta interlocução lhes conduz a reverberar um imaginário de idealização da imprensa liberal que fora historicamente fomentado pelo próprio cinema – e que não necessariamente traduz os dilemas que o jornalismo contemporaneamente vivencia.
ISSN
1980-3729
Periódico
Autor
Lelo, Thales Vilela
Data
7 de janeiro de 2021
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/37518 | 10.15448/1980-3729.2020.1.37518
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Revista FAMECOS | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 27 (2020): Single Number; e37518 | Revista FAMECOS; Vol. 27 (2020): Un solo numero; e37518 | Revista FAMECOS; v. 27 (2020): Número Único; e37518 | 1980-3729 | 1415-0549 | 10.15448/1980-3729.2020.1
Assuntos
Cinema | Journalism | Intertextuality | Cinema | Periodismo | Intertextualidad | Cinema | Jornalismo | Intertextualidade | Cinema
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion