Descrição
O presente artigo desenvolve uma reflexão teórica e prática sobre a operacionalidade estruturante do Objetivo stanislavskiano em associação com os aspectos estimulantes das Apostas, operador conceitual sistematizado pelo britânico, diretor de teatro, Declan Donnellan. Os resultados comprovam a eficácia expressiva do Objetivo para a adequada estruturação da Partitura de Ação Física durante o processo criativo da cena. Além disso, testemunham, também, a necessidade colaborativa das Apostas para que a atuação cênica do ator, nas apresentações continuadas da cena, não se torne engessada, mecânica e inexpressiva. As Apostas apresentam-se como uma ferramenta estimulante da segurança do ator, tanto na fase de criação da partitura quanto na de execução de suas reações já delineadas, em cada apresentação, durante a temporada, proporcionando, assim, que seu trabalho seja sempre vivo, verdadeiro, presente e eficaz na comunicação teatral.Palavras-chave: Partitura de ação física. Objetivo. Apostas. Processo criativo. Apresentações públicas. Presença e verdade cênicas.